terça-feira, 9 de agosto de 2011

Conferência discutirá violência contra as mulheres

Télia Negrão
Foto: Elson Sempé Pedroso
A coordenadora-geral do movimento Coletivo Feminino Plural, Telia Negrão, convidou hoje (8/8) os vereadores e a sociedade de Porto Alegre para a Conferência Municipal de Políticas para a Mulher. A quinta edição do evento acontecerá nos próximos dias 19 e 20 de agosto na sede do Legislativo municipal.

Telia, que ocupou a Tribuna Popular, destacou que a agenda principal da conferência neste ano é a autonomia das mulheres e o enfentamento à violência doméstica. "São 60 ocorrências diárias de violência contra a mulher em Porto Alegre. Há 21 mil processos em análise no Juizado Especial de Violência Doméstica. Esta cidade não consegue garantir às mulheres todos os direitos que cabem a elas."

A Lei Maria da Penha, que ontem completou cinco anos, revelou as mais tristes estatísticas, observou Telia. "Seis em cada dez mulheres no Brasil já sofreram violência familiar." Para a coordenadora do Coletivo, muitas vezes não é da Polícia que a mulher precisa. "Muitas vezes, quer apenas ajuda para se afastar do agressor, um emprego ou mesmo um acolhimento adequado para romper o ciclo de violência no qual está vivendo."

Telia também defendeu a imediata criação de um centro municipal especializado em violência contra a mulher. "Precisamos que o prefeito apresse providências para que o projeto se concretize imediatamente, pois não se pode esperar quando a violação acontece todos os dias."

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062), CMPA

Nenhum comentário: