quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Inspiremo-nos no cais de Belfast, na Irlanda do Norte

por Marcelo Bumbel, Blog Porto Imagem

O José Maurício nos mandou algumas fotos de uma mega plano de revitalização do cais de Belfast, Irlanda do Norte.  O projeto é muito maior e abrangente que o nosso, mas acho válido como material de inspiração e estudo.  O que me impressiona nestes projetos gringos é a abrangência e ambição: são 185 acres (748 mil metros quadrados) onde  haverá  7.500 apartamentos, 900.000 metros quadrados de escritórios, lojas, centros de educação, restaurantes e bares.

O que quero dizer com isso? Arquitetos, muita ambição na hora de fazer o layout final dos novos prédios, das praças, mobiliário urbano e demais coisas que serão erguidas e remodeladas no nosso cais: temos aqui uma oportunidade ÚNICA de construirmos algo ambicioso, de vanguarda, moderno e que crie uma identidade e uma skyline portoalegrense para o século XXI.

NÂO PODEMOS DEIXAR que se construa prédios medíocres ou aberrações à la Camelódromo. Não podemos deixar isso solto na mão de quem quer que seja. Devemos fiscalizar os projetos e nos manifestarmos se nos depararmos com designs atrasados e modestos.  Sei que não somos tão ricos quanto a Irlanda (ou somos?) mas não tem desculpa para a mediocridade.

Nenhum comentário: