segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ALMOÇO TEMÁTICO: Cultura quer tirar Estado do paradigma do evento cultural

O secretário adjunto da Cultura no Estado, Jéfferson Assumção, foi o palestrante do último Almoço Temático promovido pelo Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre. Na oportunidade, falou sobre os novos rumos da Cultura no Estado e ressaltou a principal contribuição que a Secretaria quer dar na sua gestão: tirar o Rio Grande do Sul do paradigma do evento cultural, avançando assim na construção de uma política cultural.

A Secretaria trabalha com um conceito tridimensional da cultura, que engloba: a estética, a cidadã e a econômica. "Cultura não é só arte e valor estético, é também qualificação do ambiente social e importante fator de desenvolvimento econômico", resumiu Assumção, ao exemplificar os 3 conceitos trabalhados pelo governo.

A Economia da Cultura integra o que se convencionou chamar de Economia Nova, dado que seu modo de produção e de circulação de bens e serviços é altamente impactado pelas novas tecnologias, é baseado em criação e não se molda aos paradigmas da economia industrial clássica. O modelo da Economia da Cultura tende a ter a inovação como aspecto principal, já que a capacidade criativa muitas vezes tem mais peso que o porte do capital.

A Cidadania Cultural tem o objetivo principal de ampliar as condições de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais, compreendendo-os como direito social básico, promovendo a diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo e a autonomia da sociedade civil, em especial, de culturas populares e comunidades excluídas de ações governamentais.

Já a Estética Cultural tem por finalidade executar as políticas culturais no âmbito da estética, estimular e promover as atividades relacionadas aos museus, integrando, preservando, organizando, atualizando e difundindo seus acervos. Promovendo políticas das linguagens artísticas através dos programas oriundos dos Institutos: promovendo, viabilizando, democratizando o acesso, propondo a circulação de bens culturais e do conhecimento de forma ampla e democrática. Além de colaborar na formação e qualificação profissional das áreas afins.

Novidades
A Sedac foi a Secretaria que mais teve aumento no seu orçamento neste ano. "Por que partimos de uma diretriz incisiva", explicou Jefferson Assumção. Segundo ele, a Secretaria tem implantado uma série de iniciativas em prol da Cultura, como melhorias nas artes visuais, "com recorde de público a cada nova exposição do Margs e no Mac"; melhorias no audiovisual, "onde o Rio Grande do Sul sairá da 10ª posição na produção audiovisual para 3º lugar no Brasil".

Além disso, o governo do Estado em parceria com a Sedac lançou na última semana o Prêmio Moacyr Scliar, visando incentivar e promover 2 gêneros da literatura: o conto e a poesia; A Sedac assinou acordo de cooperação com o Ministério da Cultura e já neste ano lançará edital para modernização das bibliotecas em cidades com até 10 mil habitantes - edital agentes de leitura - além de relançar a revista Vox, dentre outras iniciativas.

A mediação do evento foi feita pela integrante da Executiva Leila Matos. O evento ocorre quinzenalmente e é por adesão. Você pode garantir sua presença através do fone 32114888 ou pelo e-mail
secretariaexecutivaptpoa@gmail.com

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

Nenhum comentário: