segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Adeli presta homenagem ao Clube 25 de Julho

Por iniciativa do vereador Adeli Sell, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou homenagem aos 60 anos do Clube 25 de Julho pelo trabalho na preservação da cultura alemã na Capital. Na noite de sábado, 06, durante o baile de aniversário do Clube, o vereador fez a entrega da placa comemorativa na presença da Diretoria do Clube e associados.

“É com muita satisfação que presto a devida homenagem pelos 60 anos de formação e preservação de uma consciência cultural desenvolvida pelo Clube desde sua fundação. São inúmeras atividades que mantém o senso coletivo e regam raízes da comunidade alem tão importante na formação do nosso Estado”, disse o vereador ao entregar a Placa nas mãos da Presidente do Clube Sra. Veronica Kohle.

Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre
A história do 25 de julho funde-se com a história internacional de imigração dos povos alemães. Após o término da Segunda Guerra, foi organizada em Porto Alegre uma ação de ajuda humanitária denominada “Socorro à Europa Faminta – SEF”, através da qual muitas contribuições de alimentos e roupas foram enviadas para a Alemanha. Participaram dessa ação humanitária integrantes de diversos grupos corais e culturais.

Entre eles estava o antigo “Coro Masculino da Sociedade de Canto Eintracht de Porto Alegre”, fundado em 1881, que encerrou suas atividades em 1940 com o início da guerra. Em 1950 os coralistas formaram um novo coral, o Coro Masculino 25 de Julho.  Esse novo coral deu a partida para a fundação do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, que ocorreu em 1951. Inicialmente alojado nos fundos de um prédio na Av. Cristóvão Colombo, em 1961 inaugurou sua atual sede própria.

Contando com o Coro Masculino, um grupo de teatro em alemão, uma ativa biblioteca e um jardim de infância entre várias outras atividades, aos poucos outros grupos culturais se integraram ao Centro Cultural 25 de Julho. Grupo de gaitas, orquestra, grupo de danças gaúchas, bolão, coro e grupo de danças infantil e juvenil também fizeram sucesso. Permanecem em plena atividade até hoje o Coro Masculino, o Coro Misto, atualmente denominado Expresso 25, e o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanz mit Uns.

O Centro Cultural 25 de Julho abriga também o grupo cultural Schlaraffia, uma Escola de Danças de Salão, um Centro de Línguas. Ainda este ano será reinaugurada a biblioteca com acervo voltado para a história da imigração alemã no Brasil, que poderá ser disponibilizado a pesquisadores e interessados em geral.

Por Marta Duenas (reg. prof. 9224)
Gabinete do Vereador Adeli Sell

Nenhum comentário: