domingo, 7 de agosto de 2011

Calçadas e acessibilidade em Goiana - exemplos a seguir

Presidente da ADEMI, Ilezio Inácio Ferreira
e o Prefeito de Goiânia Paulo Garcia
no lançamento do projeto
Calçada Consciente. Foto: Humberto Silva
A deputada Marina Sant’Anna, titular da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, apoia iniciativas que ampliem a acessibilidade e a sustentabilidade ambiental. Seu mandato prestigiou o lançamento recente pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com a ADEMI-GO, do projeto Calçada Consciente. Idealizada pelo presidente da ADEMI, Ilézio Inácio Ferreira, e projetada pelo engenheiro Augusto Fernandes, especialista em acessibilidade, a calçada foi criada com o intuito de apresentar uma solução sustentável, eficiente e de baixo custo para os problemas existentes em Goiânia em relação à acessibilidade, permeabilidade do solo, arborização e mobiliário urbano.

Segundo Ilézio, a Calçada Consciente prima pelo sistema de permeabilização do solo, reaproveitamento de entulhos, arborização e, sobretudo, pela facilidade de acesso. As bocas de lobo, ao contrário dos modelos tradicionais, contam com sistema de captação que filtra parcialmente a água da chuva e não permite que entulhos passem pelas galerias. O projeto também objetiva dar prioridade para a acessibilidade do pedestre.

No evento de lançamento do projeto, o prefeito de Goiânia Paulo Garcia assinou mensagem ao Legislativo Municipal, encaminhando o projeto de lei com a proposta de adoção de um novo padrão de passeio público para as construções em Goiânia. O projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal de Goiânia prevê a elaboração de um manual que ensinará como fazer uma calçada dentro dos conceitos de sustentabilidade e acessibilidade. A Calçada Consciente deve ter uma área permeável, com uma faixa de grama, e uma faixa de circulação para cadeirantes, idosos, mães com carrinhos de bebê e outras pessoas com necessidades especiais de mobilidade.

O prefeito Paulo Garcia afirmou que a Calçada Consciente “promove a justiça social porque assegura a todos o direito de acessibilidade, não só àqueles que possuem necessidade especial permanente para se locomover, mas também às pessoas que em uma determinada situação da vida ou ao longo dos anos adquiriram essa necessidade especial de mobilidade. Isso mostra e incentiva também a nossa responsabilidade para com o meio ambiente, já que prevê essa preocupação com a permeabilidade do solo e captação adequada da água das chuvas”. Paulo Garcia lembrou que o Calçada Consciente é um projeto premiado no Brasil e fora dele. “Recentemente este projeto foi apresentado em um fórum do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), realizado na Colômbia, e representantes de países ali presentes ficaram realmente impressionados”, ressaltou o prefeito.

Titular da Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, a deputada Marina Sant’Anna considera a iniciativa da ADEMI e da Prefeitura importante para qualificar a cidade de Goiânia como referência de acessibilidade e sustentabilidade ambiental. “Isso mostra uma vontade política da administração do companheiro Prefeito Paulo Garcia em tornar Goiânia cada vez mais inclusiva socialmente e referência no País e no mundo de respeito à cidadania e ao meio ambiente”, enfatizou Marina.

Compareceram ao lançamento do projeto, dia 27 de julho, auxiliares do governo municipal, representantes da Câmara Municipal, do Fórum da Engenharia de Goiás e da Organização Jaime Câmara, empresários, clientes, profissionais de comunicação de diversos veículos de comunicação de Goiânia. A solenidade ocorreu em frente à área de reciclagem de entulhos das empresas Consciente Construtora e Incorporadora e a Bambuí Empreendimentos, localizada na Avenida T-7, esquina com Avenida T-1, no Setor Bueno. A deputada Marina Sant’Anna foi representada no evento pelo assessor parlamentar Cláudio Marques.

A primeira iniciativa de calçada consciente foi desenvolvida pela empresa Consciente Construtora, que em Goiânia adotou o primeiro modelo desse tipo de calçada na quadra do espaço Ambientar, na Avenida T-9, no Setor Bueno.

(Com informações da Prefeitura de Goiânia e da ADEMI-GO)

Nenhum comentário: