terça-feira, 17 de agosto de 2010

Utzig recebe homenagem do PT-POA

Junto às demais melhorias implantadas pela sede municipal, foi inaugurado na noite desta última segunda-feira (16/08) o espaço em homenagem ao companheiro e amigo José Eduardo Utzig - militante político com destacada participação no Partido dos Trabalhadores.

Integrantes da Executiva Municipal saudaram a iniciativa e frisaram o importante trabalho desempenhado pelo companheiro.

A placa está localizada no auditório Adão da Silva Machado, no 1º andar da Sede Municipal.

Quem é Utzig
Jose Eduardo Utzig nasceu em Tapera/RS, em 30 de abril de 1960. Cursou Agronomia na Universidade Federal de Pelotas (RS), onde participou intensamente no movimento estudantil, tendo sido Presidente do Diretório Central de Estudantes daquela universidade e Vice-Presidente da União Nacional de Estudantes. Mais tarde, já em São Paulo, estudou Sociologia na Fundação Escola de Sociologia e Política, onde concluiu sua graduação. Utzig foi um militante político com destacada participação no PT, partido em que foi membro da direção nacional, entre 1987 e 1989, e da direção estadual do RS entre 1987 e 1995.

Trabalhou por quase seis anos no Congresso Nacional, na condição de assessor parlamentar da bancada e coordenador de gabinete do deputado José Genoíno Neto.

A partir de janeiro de 1993, exerceu atividades na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde ocupou, inicialmente, a função de Chefe de Gabinete do então Prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro. Em meados de 94, assumiu o cargo de Secretário de Captação de Recursos e Cooperação Internacional. Nessa função, foi o principal responsável pela elaboração e implementação da III Perimetral, tendo coordenado, também, outros importantes projetos para a cidade, como a recuperação do Corredor Norte Nordeste, a ampliação do Hospital de Pronto Socorro, a viabilização do projeto Porto Alegre Em Cena, a implantação da Instituição Comunitária de Crédito PortoSol - selecionada como uma das 20 melhores na práticas de gestão pública do Brasil em concurso promovido pelas Fundações Ford e Getúlio Vargas -, a criação da Mercocidades e do Trade Point Porto Alegre.

Entre os anos de 1998 e 1999, Utzig se dedicou a estudos teóricos, tendo realizado um curso de especialização em políticas públicas no Special Program for Urban and Regional Studies (SPURS) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), sediado em Boston (EUA). Retomou, neste período, o foco intelectual de sua atuação, pesquisando as relações entre as novas formas de democracia e a eficiência e a eficácia da ação administrativa. O resultado dos dois anos de pesquisa está sintetizado em sua dissertação de conclusão, intitulada Orçamento Participativo de Porto Alegre: uma Discussão à Luz do Princípio da Legitimidade Democrática e do Critério de Performance Governamental.

Em 1999, após o período de estudos no exterior, José Eduardo Utzig retornou ao Rio Grande do Sul para trabalhar como Secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia. A partir de junho de 2000, coordenou a campanha política do Partido dos Trabalhadores para a Prefeitura de Porto Alegre. Com a vitória, tornou-se Secretário da Fazenda, função que ocupou até junho de 2002, quando assumiu a coordenação da campanha do PT ao Governo do Estado. Utzig foi casado durante 18 anos com a jornalista Carolina Escostegui, com quem teve uma filha, Elisa Escostegui Utzig.

Utzig faleceu no dia 8 de outubro de 2002 em meio a um dos maiores desafios que enfrentou. Coordenava a campanha eleitoral de Tarso Genro ao governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Asscom PT-POA

Nenhum comentário: