terça-feira, 24 de agosto de 2010

Parabéns burocratas... Vocês merecem uma estátua


Transcrito do blog www.capitalgaucha.com.br, de Ney Gastal

Oito vítimas da explosão que ocorreu domingo no Parque da Redenção, em Porto Alegre, permanecem hospitalizadas. Duas estão no Cristo Redentor e seis no Hospital de Pronto Socorro (HPS) -duas mulheres e quatro crianças- todas em estado regular. O acidente ocorreu ontem pouco depois do meio-dia, nas proximidades do espelho d'água. Houve vazamento de gás numa carrocinha que vendia churros. O que pouca gente sabe é o por quê do da explosão visto que existe uma lei municipal que regula o uso de botijões de gás em locais públicos.

A responsabilidade pela fiscalização dos ambulantes em nossos parques e praças é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMAM. O secretário, professor Garcia, disse que uma sindicância será aberta para apurar a causa da explosão, mas adianta que o ambulante é credenciado.

Quando coordenava a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMIC, o atual vereador Adeli Sell empreendou uma luta quase inglória contra absurdos praticados pelos ambulantes da Capital Gaúcha. Por anos, ele tentou emplacar o credenciamento e a fiscalização em vendedores de cachorro-quente, churrasquinho e churros, por exemplo. O debate era simples: os pequenos botijões de gás conhecidos por "liquinhos" não possuem válvula de segurança e as regiões onde essas pessoas trabalham possuem, normalmente, grande fluxo de pedestres e veículos.

Bom, isso e confirmou neste caso no fim de semana. A Redenção, com enorme fluxo de pessoas aos fins de semana, acabou recebendo uma quase tragédia, que só não foi maior porque os botijões que incendiaram estavam numa área campal.

Contudo, se existe uma lei municipal regulando essa questão, como o ambulante pode provocar essa explosão?

Se você respondeu que foi por causa do fim de semana, quando existem menos fiscais nas ruas, está redondamente enganado.

O grande problema é que os parques e praças da capital estão sob os cuidados da SMAM e, dessa forma, os fiscais da SMIC não podem, ou não precisam(?), fazer seu trabalho de controle sobre os vendedores de alimentos processados.

Por causa da burocracia da nossa capital, centenas de pessoas, literalmente, correram, e correm, risco de vida todos os fins de semana. Provavelmente, agora, haverá fiscalização durante algum tempo, mas oito pessoas tem de estar internadas em hospitais para que isso ocorra.

Quando é que os burocratas vão se dar conta que eles precisam PENSAR e AGIR pelas pessoas que pagam seus salários? Não importa se a autarquia responsável é SMIC ou SMAN, ou se o ambulante está na RUA ou em um PARQUE. A fiscalização tem de acontecer por qualquer secretaria que seja responsável para que nós, os contribuintes, possamos usufruir de uma das poucas coisas que temos de lazer: os fins de semana ao ar livre.

Parabéns aos burocratas, 14 pessoas estão feridas porque vocês não pensam.

Nenhum comentário: