segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Prefeitura trabalha ações visando ao bem estar animal


Na tarde desta sexta-feira, 30, o prefeito José Fortunati, acompanhado da primeira-dama, Regina Becker, e do secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, visitou o canil do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizado na Lomba do Pinheiro. A equipe de vigilância de zoonoses apresentou ao prefeito o trabalho realizado com os cães e gatos que estão no centro. O canil abriga hoje 15 cães extremamente agressivos.



Segundo a primeira-dama, responsável pela Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad), inúmeras ações estão sendo realizadas para a qualificação de políticas públicas para animais no município. O prefeito destacou a importância da Comppad, um órgão específico do município que trata da questão da proteção animal. “Nosso desafio é unir esforços e criar um novo patamar para dar um salto de qualidade na questão de proteção aos animais da cidade”.



A primeira-dama anunciou que, na próxima semana, um adestrador fará uma avaliação dos cães que se encontram no centro para avaliar as condições de ressocialização. “Numa parceria, estamos levando um profissional renomado e reconhecido pelas protetoras dos animais para fazer uma avaliação da situação desses bichos. Não queremos que esse canil seja um depósito, os cães devem ser tratados com dignidade e encaminhados para adoção. Também estamos discutindo parcerias com presídios para que esses os tenham como cães de guarda”, destacou. Regina destacou, ainda, que a coordenação do Bem Estar Animal encaminhará à secretaria de Saúde um projeto arquitetônico para reestruturação e adequação do espaço no Centro de Zoonoses para melhor atender aos animais.

De acordo com o coordenador da equipe, Guaracy Viana, o objetivo primordial do centro é preservar a saúde pública, porém acabam recebendo inúmeros cães que são tratados e levados à adoção. “Além de preservar a saúde da população, estamos trabalhando para dar melhores condições aos animais que recebemos”.



Centro de Zoonoses - A equipe de Zoonoses presta orientações sobre os cuidados necessários com os animais, todos vacinados, esterilizados e com chips. Para fazer a adoção, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e ser maiores de 18 anos, além de assinar um termo de responsabilidade. O Centro de Zoonoses fica na Estrada Bérico José Bernardes, 3.489, Lomba do Pinheiro, e atende o público das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário: