terça-feira, 17 de agosto de 2010

Comerciantes rejeitam terceirização do Otávio Rocha


TRIBUNA POPULAR

O presidente da Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha (Arccov), Adacir José Flores, apelou aos vereadores, na sessão desta segunda-feira (16/8), para que apoiem o processo de restauração e de preservação do viaduto. A Arccov sugeriu a aprovação de um fundo para manutenção do monumento, cujo projeto está em tramitação na Casa.

Foto Livia Stumpf
Flores também criticou a tentativa da Prefeitura de, segundo ele, privatizar o viaduto, removendo dali o comércio tradicional do local. "O apoio desta casa e da sociedade e, principalmente, a sensibilidade do prefeito José Fortunati são fundamentais para preservação deste importante monumento histórico da cidade", afirmou o dirigente da associação ao ocupar a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Flores criticou a posição do secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein, que "vem pregando sistematicamente a defesa da terceirização do Otávio Rocha". Conforme o presidente da Arccov, as afirmações errôneas do secretário atingem a credibilidade e a imagem dos permissionários que atuam no local. "E sabemos muito bem qual é a finalidade disso. Mas não seremos massa de manobra de aventureiros e políticos sem escrúpulos."

O conselheiro da Associação de Moradores do Centro, arquiteto Ibirá Santos Lucas, também reclamou da falta de diálogo com a sociedade sobre o futuro do viaduto. Para ele, a solução do problema não pode ser decidida por tecnocratas dentro de um gabinete. "Os órgãos representativos da sociedade têm de ser consultados." Observou que o viaduto possui forma arquitetura única, rara no mundo, e tem um forte apelo turístico. Ibirá apoiou a criação de um fundo de manutenção, com a criação de uma capatazia com funcionários qualificados para executar a manutenção do monumento.

Lideranças
(...)
Conforme Adeli Sell (PT), é preciso buscar uma solução conjunta, cobrando ações do Executivo, para a manutenção do Otávio Rocha. "Hoje, falta segurança, limpeza, iluminação além da má conservação. O Viaduto nunca foi seguro e nos últimos tempos piorou muito", disse. “Precisamos incluir nos roteiros turísticos o visita ao Viaduto, mas com segurança e higiene”, completou. Sell sugeriu uma visita oficial dos vereadores com o Instituto do Patrimônio Histórico (IPH) e com o 9º BPB para que se tome uma solução rápida para o problema. (RT)

Do site da CMPA: Regina Tubino Pereira (ref. prof. 5607), Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062).

Nenhum comentário: