domingo, 27 de junho de 2010

ABANDONO DA ORLA

Olá,

Sou morador de Porto Alegre e há tempos venho percebendo a decadência de uma das áreas mais importantes da cidade, a Av. Edvaldo Pereira Paiva, no trecho entre a Av. Ipiranga e o Museu Iberê Camargo. O local tem uma posição central na cidade, está ao lado de uma das paisagens mais emblemáticas de Porto Alegre, o Lago Guaíba, e é tradicionalmente usado por ciclistas, corredores, pessoas fazendo caminhadas ou passeios e outras atividades ao ar livre. Ao que parece, entretanto, a cidade vem perdendo uma de suas principais áreas destinadas à prática esportiva, lazer e bem-estar.

Parece que trabalhos de manutenção por parte do poder público não chegam à area. A maior parte do trecho do que seria um calçadão ou ciclovia beirando a orla do Guaíba está horrorosamente mal conservado, cheio de buracos, lama, poças de água, em alguns lugares mal se percebendo que um dia aí havia asfalto. A ciclovia praticamente deixou de existir na parte sul.

A iluminação pública, ou melhor, a falta dela, é talvez o problema mais grave. Se alguém caminhar à noite pelo o que restou da ciclovia partindo na altura do Shopping Praia de Belas em direção ao sul, se verá em meio à escuridão por mais de um quilômetro, só voltando a encontrar luzes nos postes públicos nas imediações do Estádio Beira-Rio. A 'pista de ciclismo', se é que um aglomerado de calçamento destruído e mato crescido merece receber este nome, que fica em frente ao Shopping Praia de Belas e ao lado da Av. Ipiranga, é um bom exemplo para se definir a palavra breu.

Como se não bastasse, a área virou local de freqüentes e fedorentos despachos de macumba. Além do incômodo provocado pelo mal-cheiro, o caso chega a ser uma ameaça à saúde pública.

É uma pena que uma das áreas mais emblemáticas da cidade tenha se tornado apenas um local entregue à escuridão, aos buracos, à lama, às poças de água, à macumba, à insegurança. Obras de manutenção no local poderiam dar a Porto Alegre uma imensa área de lazer público, interligando o Gasômetro, os Parques da Harmonia e Maurício Sirotsky Sobrinho e o calçadão do Shopping Barra Sul. Mas no coração de Porto Alegre, até o pôr-do-sol do Guaíba fica mais feio. É sem dúvida uma grande propaganda negativa para a cidade.

Encaminho esta mensagem a todos vocês por esperar mais atenção à área. Isto NÃO AUTORIZA NINGUÉM a incluir meu endereço de e-mail em suas listas automáticas de propaganda política e eleitoral, ou de qualquer assunto não relacionado ao tema desta mensagem. No entanto, receberei com satisfação manifestações pertinentes ao tema. Apenas manifestações verbais, entretanto, não são suficientes. Não espero outra coisa senão a revitalização desta área como Porto Alegre, sua população e seus visitantes merecem.

Hermes J. Schmitz
Morador de Porto Alegre
26/06/2010

Nenhum comentário: