Prezado Senhor
CARLOS HENRIQUE CASARTELLI
Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre.
Como cidadão e contribuinte deste município, desejo por meio da presente mensagem eletrônica, propor-lhe alguns questionamentos que considero necessários, afinal se por um lado contribuo de forma efetiva com meus impostos para com a cidade, é mais do justo então que a contrapartida do gestor público, seja momentânea ou não, se faça de forma correta e adequada. O senhor secretário não concorda com esta assertiva?
Certamente Vossa Senhoria ao ser ungido ao cargo que ocupa na atual administração de Porto Alegre, além do efetivo merecimento é obvio, reúne as condições necessárias para o exercício de tão importante pasta neste governo assim penso eu e os demais cidadãos desta “Mui Leal e Valerosa”.
Com base nisto ilustre secretário, creio certamente que Vossa Senhoria conhece profundamente a realidade atual dos Postos de Saúde administrados por sua pasta, suas condições físicas, suas carências e principalmente na área de recursos humanos. Será que porventura estarei equivocado a respeito disto?
Sob este pilar então secretário, questiono-lhe se desde que Vossa Senhoria assumiu este cargo esteve visitando pessoalmente e não um de seus comandados, o Posto de Saúde que presta atendimento aos moradores dos bairros Medianeira, Cruzeiro do Sul e adjacências, o Centro de Saúde da Vila dos Comerciários (CSVC)? Se de fato houve esta visita à mesma ocorreu sem ter sido avisada previamente a atual direção desta unidade de saúde pública municipal?
O atendimento prestado pelos funcionários deste Posto, subordinados que são à sua pasta, portanto funcionários de carreira, sob a sua ótica seria perfeitamente aceitável? Pois se isto algum dia ocorreu, o que eu presenciei na data de 22/06/2010, às 14 horas, no 1º andar deste local onde se localiza a Farmácia para fornecimento de medicamentos à população, onde dos 4 guichês existentes apenas 2 estavam funcionando sendo que um destes destinados ao atendimento de pessoas idosas e portadoras de deficiências, com uma fila de espera em torno de umas 30 pessoas e o outro com uma fila de aproximadamente 50 pessoas, certamente então deve ter sido uma exceção não é mesmo?
Além da citada fila de espera para o atendimento, as “gentis e competentes” funcionárias que desprovidas de” identificação funcional inclusive dificultando desta forma a sua correta identificação”, entre um atendimento e ouro, aproveitavam para “degustar de um cafezinho”, e os que como eu aguardavam pacientemente ser atendidos, ficávamos confortavelmente instalados em pé ou então acomodados nos “bancos de madeira em mau estado de conservação” colocados em frente a este local. Um belo exemplo para a Copa de 2014, o ilustre secretário não concorda com isto?
Diante de minhas colocações acima me permita Caro Secretário, formular uma pequena, porém útil sugestão apesar de ter ciência do quanto o desempenho de suas funções certamente acarreta em um assobermamento de seu tempo disponível: faça uma visita a este local sem o devido conhecimento prévio tanto da direção daquilo lá e dos funcionários inclusive dos de seu gabinete, e constate o que diariamente as pessoas são forçadas a ter que conviver, ou seja, desrespeito, sujeira e tantas outras coisas que certamente não haveria papel suficiente para poder-se expor o que em uma república como a nossa, ainda tenta nos fazer crer que saúde pública á algo sério.
Finalizando Caro Senhor, caso exista ainda dúvida sobre o que neste breve relato onde procurei expor a visão de um cidadão, coloco-me desde já a sua disposição inclusive se assim o desejar, acompanhá-lo pessoalmente até aquele local.
Porto Alegre, 23 de Junho de 2010.
Mário Otávio do Canto
Jornalista
E-mail: mario.otavio@gmail.com
Avenida Niterói Nº. 68, bairro Medianeira
Telefone: (51) 3219.1163
Porto Alegre-RS.
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