quarta-feira, 9 de junho de 2010

GM abre suas portas e mostra ações da fábrica em favor do ambiente

Jornalistas de várias partes do Brasil tiveram a oportunidade de fazer ontem (08/06) um verdadeiro tour pela GM do Futuro. Um grupo com cerca de 40 profissionais participou de um roteiro especial, focado essencialmente no trabalho desempenhado pela General Motors na área ambiental da unidade de Gravataí, a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre.

Dentre as políticas apresentadas, estão as metas de redução no consumo de água e reciclagem de 100% dos resíduos produzidos até 2012.

Os cuidados com a questão hídrica podem ser notados ao longo de várias etapas industriais, incluindo as áreas de pintura e testes de infiltração a que são submetidas todos os veículos produzidos na planta gaúcha. Para se ter uma ideia da eficiência, em 2001 eram utilizados cerca de 5 mil m³ de água por unidade fabricada. Em 2009 essa quantidade foi reduzida para pouco mais de mil m³.

Embora todo esse cuidado, não há, entretanto, captação e reaproveitamento de água da chuva dentro da planta gaúcha. O uso de água pluvial para fins não potáveis é uma alternativa viável e que deve ser levada à diante, visto o temor quanto à falta de água doce no planeta.

“Este roteiro que estamos chamando de passeio pela ‘GM do futuro’ é uma oportunidade única para mostrarmos à mídia e aos brasileiros o que nós fazemos para garantir o futuro do planeta, por um mundo melhor. Desta vez a expedição será literalmente por dentro da GM, conhecendo ações e projetos que fazem parte do cotidiano de nossa produção industrial e desenvolvimento tecnológico e que demonstram nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Claudio Eboli, diretor de planejamento de instalações da GM do Brasil.

Reciclagem
No que se refere aos resíduos, de acordo com o gerente de Facilidades, Infraestrutura, Utilidades e Meio Ambiente da fábrica, Rocelito Andrade, a iniciativa impõe o desafio de assegurar aproveitamento de todos os resíduos da empresa. Atualmente, segundo ele, 95% do lixo total - derivados de óleo, tinta, metal, papel, madeira, entre outros - é reciclado.

A empresa conta ainda com a Campanha Seja 10 Contra o Desperdício. A iniciativa visa conscientizar os trabalhadores contra o desperdício de alimentos do refeitório de Gravataí. Esta iniciativa reduziu em 4 toneladas/mês a quantidade de alimentos deixadas nos pratos.

O projeto de trabalho de compostagem foi mostrado aos jornalistas, que também viram de perto todo o cuidado em torno do transplante de centenárias figueiras, feito por ocasião da implantação da fábrica, em 2000, e também as espécies de árvores e plantas nativas, que são conservadas no local.

(Por Tatiana Feldens, Ambiente JÁ, 09/06/2010)

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