terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Petista gaúcha disputa vaga no parlamento italiano

O Partido dos Trabalhadores de Porto Alegre recebeu nesta sexta-feira (25.01), durante Almoço Temático, a petista gaúcha Claudia Antonini, que concorre a uma vaga de deputada no Congresso da Itália. Natural de Porto Alegre, Cláudia é filiada ao PT no Brasil e ao Partido Democrático (PD) na Itália sendo a única candidata do Rio Grande do Sul a disputar as eleições legislativas italianas.

Em 2008, Cláudia recebeu mais de 10 mil votos. O eleito somou cerca de 17 mil. A confiança recebida naquele ano a encheu de determinação e coragem para representar o Estado novamente em 2013 e tentar garantir aos cidadãos italianos que moram no Brasil direitos básicos que são garantidos por lei.

“Não ser representado significa não ter acesso aos programas da Europa voltados especialmente para estas comunidades que vivem fora do país, como programas de estudos, de profissionalização, de intercâmbios e de assistência”, enumerou.

Quem vive no Brasil com cidadania italiana possui o direito de eleger por correspondência seus representantes no Parlamento do país europeu. O voto, que deve ser enviado pelos correios, acontece entre os dias 4 e 14 de fevereiro deste ano.

Propostas
- Potencializar os Consulados, garantindo, assim, o cumprimento da lei e um atendimento digno e com mais rapidez;
- Aumentar a informação e as ofertas para os jovens;
- Reunir empresas italianas e brasileiras a fim de compartilhar processos virtuosos intensificando essas relações;
- Lutar pela reforma dos Institutos de Língua e cultura italiana, criando um projeto unitário e estratégico, como possuem a França, com a Alinança Francesa, e a Alemanha, com o Instituto Goethe;
- Trabalhar pela inserção partidária da mulher em todos os âmbitos da sociedade;
- Valorizar na Itália a imagem do Brasil e da comunidade italiana aqui residente, através de ações de cooperação.

Sobre a Claudia
Nascida em Porto Alegre, Claudia é genealogista e tradutora pública com escritório consolidado há 17 anos na cidade. Já atendeu e ajudou mais de 4 mil famílias de oriundos da Itália, tendo sido coordenadora do curso de Italiano subsidiado pelo governo da Massolin de Fiori onde também é conselheira. Atualmente pertence ao Comitê dos Italianos no exterior representando o Rio Grande do Sul.

Apesar de ter apenas 23,3% dos eleitores da América do Sul (com cidadania reconhecida), O Brasil detém o maior número de descendentes de italianos no mundo, cerca de 28 milhões. No entanto, possui apenas 23,3% dos eleitores da América do Sul (com cidadania reconhecida) enquanto que a Argentina, com 20 milhões de oriundos, possui representatividade maior, cerca de 52% dos atuais eleitores. Isso se explica pelo atendimento recebido pelas comunidades nos consulados italianos no país. Na Argentina, as filas de espera para o reconhecimento da cidadania praticamente inexistem, já no Brasil, as filas superam os sete anos e há mais de 600 mil pessoas nelas.

Asscom PT-POA

Nenhum comentário: