quarta-feira, 18 de julho de 2012

Remendos asfálticos dão o tom nas ruas de Ipanema

Aos poucos, o charme das ruas de pedra do bairro Ipanema vai se esvaindo e dando lugar aos remendos asfálticos. O que antes era referência na cidade – ruas bem cuidadas, simétricas e sem buracos – hoje estão repletas de soluções caseiras, com buracos sendo tapados de forma improvisada. “Parece um tabuleiro de xadrez, com o asfalto intercalando as pedras constantemente”, criticou o vereador Adeli Sell, que percorreu as ruas do bairro na manhã desta quarta-feira (18.07).

Morador do bairro há 30 anos, o professor Davi Schmidt recorda com saudades dos tempos áureos de Ipanema. “Nossa região era reconhecida na primeira metade do século passado como um espaço nobre e servia de balneário para as famílias mais abonadas. Nossa praia era balneável e as ruas eram pavimentadas com paralelepípedos e pedras irregulares”, lembrou Schmidt, para quem dar importância para a história significa recuperar a beleza e o encanto das ruas. “E isso não se faz tapando os buracos com asfalto, mas sim conservando a estrutura já existente, o que nos permitirá preservar a história e a identidade do bairro”.

Problemas graves de exploração sexual, ausência de placas nomeando ruas, abandono de espaços públicos e falta de cuidados com a arborização, que nem sempre recebe poda preventiva, também foram constatadas pelo vereador. “Nos locais onde houve a poda, os resíduos estavam todos em cima das calçadas”, apontou.

Moradores das ruas Jacareí e Oswaldo Gonçalves Cruz também reclamaram das oferendas religiosas, que são freqüentes nas esquinas dos bairros. Por outro lado, parabenizaram o serviço prestado pelo DMLU e pela Smam. “Não podemos reclamar. Diariamente recolhem o lixo e a capina é feita com frequência”, disse uma moradora.

Tirando os resíduos de poda, o bairro Ipanema estava de fato bem cuidado. A capina havia sido feita recentemente e não havia grandes focos de lixo pelas ruas. “Fiquei surpreso de ver a conservação do bairro. Queremos fazer de Ipanema um local de encantamento, por sua beleza, pela exuberância das suas árvores e pela orla totalmente acessível. Queremos um calçadão desimpedido, onde as pessoas possam caminhar, correr, apreciar o Guaíba e o pôr-do-sol, utilizando para lazer e, onde seja possível, inclusive a prática de esportes náuticos”, projetou Adeli Sell.

Características
Amplamente arborizado e situado à beira do lago Guaíba, o bairro Ipanema é um lugar notadamente residencial. O calçadão e a ciclovia atraem diariamente atletas e moradores, que utilizam o espaço para se exercitarem. Os equipamentos de ginástica, implantados ao logo da orla, também são aproveitados pelos moradores. A praia, no entanto, segue sendo pouco utilizada para lazer por ser considerada imprópria para o banho.















Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13.654)

Gab. Ver. Adeli Sell 

Nenhum comentário: