segunda-feira, 23 de julho de 2012

Abraço no Araújo Vianna afirma compromisso com o setor da cultura de Porto Alegre


Em defesa de um setor importante que considera completamente abandonado pela municipalidade nos últimos oitos da gestão Fogaça-Fortunati, a Frente Popular - Governo de Verdade, liderada pelo candidato a prefeito Adão Villaverde e a vice-prefeito coronel Arlindo Bonete, circundou o auditório Araújo Vianna, no Parque da Redenção, no final da manhã de domingo (22), para afirmar seu compromisso com o setor da cultura em Porto Alegre.

A caminhada pelo parque, que culminou no abraço ao auditório, iniciou na avenida João Pessoa com José Bonifácio, com as presenças da ministra da secretaria especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, do deputado federal Henrique Fontana, do secretário estadual adjunto da Cultura, Jeferson Assumpção, e da ex-secretária municipal da Cultura, Margarete Moraes, além do presidente municipal do partido, vereador Adeli Sell, e candidatos a vereadores e militantes dos sete partidos que compõem a Frente Popular.

Nas manifestações, entremeadas com acordes musicais do contagiante samba do jingle da campanha, todos aludiram à falta de uma política pública para a cultura em Porto Alegre, onde espaços importantes como o Centro Cultural Cine Capitólio, o Complexo Cultural do Porto Seco e o Araújo Vianna estão abandonados. E criticaram a insensibilidade da prefeitura para com o setor que padece de projetos e não aproveita programas e recursos federais que foram criados desde a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, no governo Lula.

Cultura para todos
Na oportunidade, o vereador Adeli Sell também distribui material específico sobre a temática. Para Adeli, falar em cultura para a cidade é falar de valores, crenças e das múltiplas e criativas expressões e linguagens. Uma cidade sem espaços de expressão, fruição ou crítica produz um povo calado, cabisbaixo, e vítima de seu próprio esvaziamento.

“Acreditamos na cultura como um direito fundamental, como um dos pilares de sustentabilidade e de desenvolvimento social. Temos que pensar na cultura como pensamos em água, saúde, educação, desenvolvimento social, transporte e geração de renda, integrada ao conjunto de políticas públicas que visam o reconhecimento de direitos e a promoção da cidadania”, argumentou.

Assessoria do vereador, com Diálogos com Porto Alegre

Nenhum comentário: