terça-feira, 24 de julho de 2012

Contêineres obstruem pedestres no Moinhos de Vento


Sempre defendi a implantação dos contêineres em Porto Alegre, mas têm alguns que estão muito mal posicionados, como este na rua Olavo Barreto Viana, quase esquina com a 24 de Outubro.  Como transitar com carrinho de bebê nestes locais? E os cadeirantes ou obesos? Não há dúvidas, eles são necessários para a coleta do lixo na cidade, mas não podem obstruir a acessibilidade e a segura passagem dos pedestres nestes passeios públicos.

Porto Alegre implantou no ano passado a Coleta Automatizada de Lixo, inicialmente no Centro Histórico e mais dez bairros ao redor: Bom Fim, Cidade Baixa, Farroupilha e parte do Menino Deus, Praia de Belas, Azenha, Santana, Rio Branco, Moinhos de Vento e Floresta. Trata-se de um sistema de coleta de lixo orgânico domiciliar, mas para muitos porto-alegrenses a novidade foi muito mal explicada, pois os contêineres estão sempre cheios e não apenas com lixo orgânico, também existe muito lixo reciclável sendo depositado neles.

A idéia é muito boa, pois um dos grandes problemas da cidade é o acúmulo de sacos plásticos com lixo nas calçadas esperando a coleta.  O mais importante, porém, a prefeitura esqueceu de dar maior atenção: explicar claramente para que se destinava e como o cidadão deveria usar os contêineres. Resultado: a grande maioria da população desconhece que eles são destinados apenas para lixo orgânico.

Outra falha do sistema é que não há recolhimento diário do lixo e como estão colocando resíduo reciclável (que faz muito volume) além do orgânico nos contêineres eles normalmente estão sempre cheios e com sacos de lixo em volta. Por isso, proponho o que já se faz em outras tantas cidades do país e pelo mundo afora: coleta do lixo em contêineres distintos, um para o lixo domiciliar, outro para o lixo seco.

A medida evitaria a proliferação de sacos de lixo espalhados pela cidade, com pessoas vindo, abrindo, espalhando o lixo pela calçada e pelas ruas. Também proponho que seja feito um estudo sobre a correta disposição das unidades nas vias e/ou calçadas, visando garantir sempre a acessibilidade de todos e um trânsito mais seguro.

Nenhum comentário: