Adeli conversa com moradores na praça Artur Ferreira Filho |
“Minha mãe foi assaltada nessa semana aqui na rua de baixo. Eu já tive que ser acompanhada por seguranças da ESPM até a minha casa. A insegurança está demais”, relatou Mauren Zselinszky na última sexta-feira (27.07), durante visita do vereador Adeli Sell ao bairro Santo Antônio.
Segundo ela, familiares e amigos deixaram de visitar sua casa devido à insegurança do bairro. “Como não temos estacionamento para as visitas, muitos deixaram de freqüentar nossa casa com medo de arrombamentos e assaltos”, relatou Mauren, que reside na Travessa 19 de novembro, ao lado da praça Artur Ferreira Filho, também conhecida como “pracinha do pico”, ponto de algazarra e consumo de drogas entre os jovens do bairro.
“Se já não bastasse o fumo em plena luz do dia, nossa rua virou desova de carro roubado. Também é bastante comum os alunos da ESPM deixarem os carros por aqui e ao voltar, encontrarem seus veículos arrombados”, informou Nelson Groehs, morador da rua Fernando Mendes Ribeiro.
Consumo de drogas
Outro problema levantado pelos moradores diz respeito ao consumo de drogas. Sem policiamento e em meio a crianças e à luz do dia, jovens preparam cigarros e fumam maconha na praça Artur Ferreira Filho. A conduta preocupa moradores. A drogadição tem grande responsabilidade também na destruição dos brinquedos e bancos dos espaços públicos.
“Nossas praças não possuem vigias. Jovens infratores se ocupam destes espaços e fumam maconha e outras drogas em plena luz do dia. Constatamos isto em vários locais, do Santo Antônio ao Jardim Botânico”, afirmou o vereador Adeli Sell, que levou os problemas ao delegado de polícia do bairro.
Poda de árvores
Na rua Guilherme Shell o grande problema apontado pelos moradores diz respeito à falta de poda nas árvores. “As árvores são enormes e muito velhas, nossa preocupação é que caiam com algum vento forte ou chuvarada”, explicou Mauren. Sua avó reside no número 45 desta rua e tem solicitado há tempos pela poda das árvores.
O último protocolo foi realizado no dia 9 de abril deste ano, sob o número 1017661253. “Até o momento nada foi feito. Estão esperando que aconteça alguma tragédia”, emendou.
Praça Jaime Teles
Adeli também visitou as Praças Jaime Teles, que fica nas esquinas das ruas Santana e Bento Gonçalves, Visconde de Tunai, entre as ruas Princesa Isabel e Ipiranga, e Largo Dr. Adayr Figueiredo, na Vicente da Fontoura. Assim como em outros espaços públicos, o abandono e descaso da administração pública refletem o cenário destes locais no bairro Santana. “É lixo espalhado por tudo, moradores de rua fazendo das praças suas casas. Sem contar a pichação. Precisamos fazer com que a sociedade se alie ao município, assumindo a cidade como sendo parte de suas casas”, afirmou Adeli.
No bairro Jardim Botânico Adeli percorreu a praça Nações Unidas, entre as ruas Machado de Assis e Artigas. Lá, o cenário era ainda mais desolador. “Muito consumo de droga, abandono e insegurança. Precisamos voltar a tomar os espaços e devolver à sociedade o direito de freqüentar com prazer nossas áreas verdes”, finalizou Adeli.
Praça Jaime Teles - Bairro Santana |
Praça Jaime Teles - Santana |
Praça Jaime Teles - Santana |
Praça Nações Unidas - Bairro Jardim Botânico |
Praça Nações Unidas - Bairro Jardim Botânico |
Praça Nações Unidas - Bairro Jardim Botânico |
Praça Nações Unidas - Bairro Jardim Botânico |
Praça Visconde de Tunai |
Praça Largo Dr. Adayr Figueiredo - Bairro Santana |
Praça Nações Unidas - Bairro Jardim Botânico |
Gab. Ver. Adeli Sell