segunda-feira, 18 de junho de 2012

Margarete Moraes defende Sistema Nacional de Cultura

Na mesa: Adeli Sell, Margarete Moraes e Leila Mattos.
Fotos: Tatiana Feldens
O PT/POA promoveu, nesta segunda-feira (18), mais um Almoço Temático, desta vez para debater políticas culturais para Porto Alegre. Conforme o presidente do PT municipal, vereador Adeli Sell, os encontros, que acontecem no Centro de Eventos Iole Kunze aberto na própria sede do partido, reúnem profissionais, militantes e apoiadores de cada tema em pauta para debater ideias e propostas para dinamizar e qualificar a área.

Na opinião da representante do Ministério da Cultura (MinC) na região Sul, Margarete Moraes, um dos principais desafios para o próximo período será consolidar o Sistema Nacional de Cultura, institucionalizando a parceria entre União, Estados e Municípios nas ações culturais. “Este é um passo fundamental para fortalecer a cultura como política pública permanente, independente dos governantes”, sustentou. A ex-secretária municipal de Porto Alegre revelou que, no Rio Grande do Sul, mais de 135 municípios aderiram ao sistema e que, no Brasil, este número chega a 1000.

Margarete também anunciou um convênio entre os governos federal e do Rio Grande do Sul para abertura de edital para instalação de novos Pontos de Cultura. “A gestão passada, da ex-governadora Yeda Crusius, não se interessou pelo convênio nem pelas verbas disponíveis no MinC para projetos em conjunto com os Estados. O governo Tarso, que compreende a cultura como um direito da cidadania, assinou o convênio, cujo edital prioriza as cidades menores, onde o acesso à cultura é mais difícil, e abre para novas expressões artísticas/culturais que não estavam previstas antes. É isto que queremos para a cultura de Porto Alegre: abrangência, democratização, e descentralização”, observou.

Também prestigiaram o debate Gladimiro Machado, membro da Executiva Municipal do PT, Pedro Osório, Diretor-Presidente da Fundação Piratini, Benedito Tadeu Cesar, editor do Sul 21, além de funcionários da Secretaria Estadual de Cultura e do Minc Sul.

Asscom PT-POA

Um comentário:

Solange Beltram disse...

Vi no portal do Minc, sobre Ponto s deCultura. Temos organizado aqui em casa, debate sobre a Musica popular, samba de roda e etc..
O povo do carnaval tem circulado, por aqui;pois o nosso carnaval é o terceiro melhor do Brasil. Estamos trazendo agora em agosto o Mestre Delegado, o primeiro Mestre Sala do Brasil, que é da Tijucas. Gostaria de saber se na nossa casa poderá ser um Ponto de Cultura, já que o prefeito da cidade não tem interesse em fomentar a cultura Popular.Estamos, pensando, em organizar aqui o museu do carnaval local, temos muitas coisas guardadas, que com certeza poderá servir para pesquisa.