sexta-feira, 15 de junho de 2012

Boletim Informativo Especial sobre o IV Distrito


Com localização privilegiada na cidade, próximo a pontos importantes como Rodoviária, Aeroporto e Centro Histórico, o IV Distrito é uma zona degradada – mas aos poucos estamos modificando essa realidade e apontamos caminhos para solucionar outros problemas dos bairros que o compõe. A imagem mostra a grande circulação no bairro Floresta, principalmente de carros. Atentemos para os pedestres e, ao fundo próximo à residência azul, um ciclista surgindo, despretensiosamente em um cenário dominado por carros. As preocupações da cidade como um todo estão unidas nessa imagem: aumento do número de carros, respeito ao pedestre e, cada vez mais, reconhecimento e necessidade de incentivo ao ciclismo como meio de transporte e lazer.

HISTÓRIA
O IV Distrito é uma região que, nos primórdios da industrialização, teve uma indústria de base forte, principalmente na área da tecelagem, tanto que ali estavam a AJ Renner & Cia e a Companhia Fiação e Tecidos Porto-Alegrenses (Fiatece). Não dá para esquecer também a Neugebauer, de forte tradição na produção de chocolates.
Depois, com a industrialização se deslocando para Cachoeirinha e Gravataí, a região ficou mais na área de logística, de depósitos, transporte e armazenamento, uma espécie de Porto Seco próximo ao porto fluvial.
Com a transferência do Porto Seco para a Zona Norte, a área ficou bastante devoluta, com muitos locais abandonados, sem que tenha havido um processo de reestruturação econômica, ambiental e urbanística.

PROBLEMAS
Atualmente, sofre com altos índices de criminalidade, inclusive – no eixo em torno da Farrapos e ruas adjacentes – com zonas de prostituição.
O abandono das zonas que compõe o IV Distrito também destroi o cenário urbano e natural. O acúmulo de lixo, além da sujeira espalhada pelas ruas e calçadas (que também estão destruídas, a exemplo das calçadas de quase toda a cidade) é um problema grave, de urbanismo e de saúde pública.
Há ainda as pichações por todos os cantos, acabando com as belezas dos locais, também degradadas pela ação do tempo.

CARACTERÍSTICAS
Entretanto, a região tem algumas outras características marcantes. Na Av. São Pedro há um trecho tradicional de comércio de iluminação, e também uma linha de restaurantes e churrascarias.
Além do comércio forte e com várias atrações disponíveis no Shopping Total, nos arredores do estabelecimento há uma iniciativa que merece destaque e que sinto orgulho em apoiar, que é o Porto Alegre Hostel Boutique. Os hostels são uma necessidade ao turismo da Capital, e esse número vem crescendo, mas ainda está longe de ser o ideal para uma cidade com tantas belezas e que sediará a Copa do Mundo daqui a dois anos.

PROPOSTAS
Poderia ser incentivado o entretenimento noturno no eixo da Farrapos, de forma organizada e disciplinada, que fosse possível graças a um bom policiamento e com a Prefeitura e a EPTC agindo em conjunto. Atualmente, é uma verdadeira balbúrdia, e isso tem que ser reestruturado.
Desenvolver um eixo gastronômico seria extremamente importante no IV Distrito, aproveitando aspectos positivos que já existem, ficando próxima a essa área de entretenimento noturno. Além disso, poderíamos ter ali uma tecnologia de ponta, até pela proximidade com o aeroporto e com a entrada e saída da cidade, investindo na área médica. Ali existe, inclusive, uma indústria farmacêutica.
Ações assim foram realizadas em outras cidades como Barcelona, que transformou um bairro em região de alta tecnologia.
Enfim, deveríamos ter um processo de desenvolvimento combinado de negócios com habitações. Assim, haveria facilidade de estacionamentos e de acesso aos demais bairros, bem como às saídas da cidade.

NOSSAS AÇÕES
Estamos de olho no IV Distrito e vivendo sua realidade seguidamente. A revitalização dos prédios já é fato, mas ainda deve ser apoiada e executada de forma mais intensa. Novos ares são possíveis. Reveja também nossa caminhada pelo IV Distrito no programa Com a Câmara na Cidade, exibido em janeiro deste ano: http://vimeo.com/34258560

Nenhum comentário: