segunda-feira, 4 de junho de 2012

PT aposta na militância virtual para vencer as eleições

Na foto: Adeli Sell, Adão Villaverde, Vinícius Wu e Antônio Castro
A exemplo do que ocorreu nas campanhas vitoriosas de Dilma Rousseff e Tarso Genro, a coordenação da pré-campanha petista está apostando suas fichas na mobilização da sua militância nas redes sociais. Para tanto, deverá contar com uma legião de blogueiros, tuitteiros e facebookeiros, que farão circular no mundo virtual informações dos pré-candidatos petistas.

Parte deste público atendeu ao chamado da direção petista da Capital e compareceu nesta segunda-feira (04/06) ao almoço organizado pelo partido na sua sede municipal. A atividade contou com as presenças do presidente municipal do PT, vereador Adeli Sell, seu vice, Rodrigo Oliveira, do coordenador de mídias sociais da campanha de Dilma Rousseff, Marcelo Branco, do Secretário Chefe de Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador do Gabinete Digital, Vinícius Wu, do coordenador de Comunicação da pré-campanha petista, Antônio Castro, do pré-candidato ao Executivo Municipal, deputado Adão Villaverde, além de outras lideranças partidárias.

"Estes encontros representam um passo firme na caminhada pela democratização da comunicação, articulando mais do que vozes dissonantes, cérebros pensantes, de gente comprometida com a cidade", frisou Adeli Sell, para quem este grupo terá um papel importante de mobilização nestas eleições.

Embora tenha estourado nestes últimos anos, as Mídias Sociais precedem a Internet e as ferramentas tecnológicas. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. Significa a produção de muitos para muitos. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios.

Diante do desafio de mais uma campanha eleitoral e da constatação de que 2012 será mais uma vez o ano da campanha virtual, os blogueiros tem sido – e serão cada vez mais – agentes de mudança. "Esta rede que estamos construindo estará apta a questionar o discurso impositivo das verdades prontas e acabadas, permitindo uma reflexão crítica sobre a mídia tradicional", argumentou Adeli.

Passo a Passo
O Centro de Eventos ficou lotado para o almoço
Primeiro a falar, o Secretário Chefe de Gabinete do Governador do Estado Vinícius Wu elencou os principais atributos das redes sociais. Segundo ele, autonomia, livre circulação da informação e identidade, comando à horizontalidade e a interatividade são os elementos fundamentais da atuação de campanhas nas redes sociais. “A interatividade surge como um elemento essencial, por que rede que não se movimenta, rompe seus laços e fragiliza suas veias”, disse Wu, ao fazer um alerta para o fato de as campanhas na rede não conseguirem mais distinguir o público do privado.

Marcelo Branco fez um resgate da campanha de Dilma ao explicar que a Web foi utilizada não somente para divulgar a candidatura, mas também para preparar a militância para debater e responder sobre temas polêmicos veiculados na imprensa junto ao seu círculo social. "Desempenhamos um papel importante de armar a militância pela Internet com conteúdos que lhes permitiam debater em favor da candidatura dentro e fora da rede", explicou. Ele citou como exemplo o caso da bolinha de papel, desmascarado horas depois por blogueiros engajados na campanha federal.

Já Villaverde disse estar convencido da importância da campanha virtual em consonância com a presencial. “Com a ajuda desta rede conseguiremos atingir nosso objetivo maior, sem esquecer, é claro, da autonomia da nossa militância no processo”, resumiu Villaverde. 

Por Tatiana Feldens, Asscom PT-POA

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