quarta-feira, 13 de abril de 2011

Portosol recebe homenagem pelos 15 anos de atividades


Adeli entregou a placa ao presidente da Portosol Pedro Volkmann
Doze de abril de 2011 será para sempre um dia muito especial para todos os colaboradores da Portosol. Foi nesta data que a instituição comunitária de microcrédito recebeu uma comovente homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre, cidade onde tudo começou há 15 anos. Além da capital, mais 24 cidades em todo o Rio Grande do Sul são contempladas com esta experiência bem-sucedida.

A solenidade, que foi proposta pelo vereador Adeli Sell (PT), contou com a presença de autoridades e de políticos que fizeram parte da história da instituição, como o ex-vereador Clóvis Ilgenfritz.  "A Portosol acredita na concretização do crescimento de atividades que desenvolvem a economia local apoiando iniciativa de pessoas empreendedoras", destacou Adeli Sell em seu pronunciamento.

Ilgenfritz recordou o surgimento da instituição, originalmente “Banco Municipal”. “Foram muitas reuniões, negociações e viagens para transformar em realidade o que era apenas um sonho de alguns sonhadores”, lembrou.

Placa comemorativaO presidente da Portosol, Pedro Volkmann, recebeu a placa em homenagem aos 15 anos de existência completados no último dia 17 de janeiro.  Visivelmente emocionado, enalteceu a importância de todos os funcionários e colaboradores que “fizeram tudo acontecer”. 

“É um grande orgulho receber esta homenagem que estendo a todos que passaram pela Portosol nestes anos todos”, afirmou. Em bom número, os funcionários presentes também foram agraciados com uma medalha alusiva a festiva data.

Já o diretor executivo da instituição, Cristiano Mross, reforçou o entendimento da missão da Portosol como o de apoiar o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que atua. “Temos como objetivo proporcionar acesso aos pequenos empreendedores - formais ou informais - para que possam dar seguimento aos seus negócios”.

Em sua apresentação, Mross, revelou que a Portosol já realizou mais de 121 mil operações de microcrédito, ultrapassando o valor de R$ 138 milhões.  O “banco do povo”, como também é chamado, trabalha com metodologia de crédito adequada à realidade dos seus clientes por meio do crédito individual e do credito solidário – união de no mínimo 04 e no máximo 07 empreendimento. “Atualmente temos uma inadimplência de apenas 1,6%”, ponderou.

Fé no futuro
Para Volkmann, o momento é de muito otimismo quanto ao futuro do segmento de atuação da Portosol.  De acordo com o presidente da instituição, nunca se defendeu tanto a importância do microcrédito para gerar desenvolvimento econômico, embora as dificuldades de implementação de diversos programas de microcrédito em nível nacional atestem também para o enorme desafio que vem a ser criar mecanismos e políticas para fortalecer os pequenos empreendedores, formais ou informais.

Mross completou o raciocínio: “é este justamente o desafio que a Portosol vem enfrentando com êxito e enorme oportunidade de aprendizado constante ao longo de seus quase 15 anos de atuação”.

Sobre a Portosol
A Portosol surgiu em janeiro de 1991, a partir de uma iniciativa conjunta do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, FEDERASUL e Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre, para fornecer crédito com pouca burocracia, rapidez e taxas acessíveis aos pequenos empresários, registrados ou não.

O projeto desenvolve suas atividades por iniciativa pública e com recursos públicos. Entretanto, tem autonomia e está desvinculado de interferências político-partidárias, uma vez que seu órgão máximo de administração conta com apenas um terço de representação governamental. Atua com princípios de gestão empresarial e empreendedora, visão de sustentabilidade e rentabilidade, mantendo um quadro próprio de pessoal, selecionado profissionalmente.

A experiência da Portosol atraiu a atenção nacional, despertando o interesse de órgãos governamentais e da comunidade empresarial para o setor. Também motivou agências de desenvolvimento e órgãos públicos a apoiar a criação e o fortalecimento de instituições dedicadas ao fornecimento de crédito produtivo popular; demonstrou ao setor privado a rentabilidade das instituições microfinanceiras. Incentivou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a abrir uma linha de crédito para as Instituições Microfinanceiras (IMF), a divulgar a metodologia da Portosol e a formatar e publicar o treinamento de Agentes de Crédito.

Os recursos iniciais da Portosol vieram de doações da Prefeitura de Porto Alegre, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Sociedade Alemã de Cooperação técnica, da Inter American Foundation (IAF), de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE/RS).

Por Carlos Matsubara, Assessoria do Vereador

Nenhum comentário: