terça-feira, 19 de abril de 2011

Artigo - Falta gestão, falta competência administrativa

 * Por Adeli Sell

Agora, vão inventar uma desculpa esfarrapada para não terminar as obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho. Mas qual o planejamento estratégico que foi feito? Que gestão é esta? Toda gestão tem que ser estratégica, pensada previamente, acompanhadada diurturnamente por ferramentas modernas de gestão que muitas vezes estão disponíveis na Internet, em programas de plataformas abertas. Sem custos.

Para ser um bom gestor e responder aos anseios do povo e as suas necessidades é preciso pensar, ser responsável, além de ter uma boa dose de ousadia. E isto está faltando para a Infraero e seus gestores. Basta ver a falta de indicações para chegar aos dois terminais. Nem há indicativos de que algumas companhias estão no Terminal 1 e não mais no Terminal 2.

Mais: se no serviço público não tiver penalidades a quem não cumprir integralmente suas funções vamos sempre ter ineficiências. Tem que ter também um ganho por seus méritos. Se não mudarmos nossos procedimentos, vamos ter surpresas desagradáveis como esta notícia de que as obras do Salgado Filho não ficarão prontas para a Copa.

Acho bom que os burocratas de ocasião da Infraero se acordem, porque a Ministra do Planejamento Miriam Belchior já disse que devem sair na marra. Que ela imponha os ritmos que devem ser implementados.

Fiz aprovar na Câmara um requerimento para que marquemos uma imediata audiência com os gestores da Infraero local. Dependendo do que constatarmos, vamos ao Ministro Jobim.

Este caso é apenas um exemplo da falta de gestão, portanto da falta de competência administrativa.

Agora que estamos nos preparando para a Copa, estamos vendo em todos os lados estes descalabros por aí afora. Estamos muito preocupados com as obras de ampliação das avenidas Moab Caldas e Cruzeiro do Sul. Demos sustentação ao governo municipal para que tudo corressse bem na região.

Fomos nós, pelas nossas ações, que convencemos a população a aceitar a edificação para que todos os moradores pudessem ali permanecer e para os que não quisessem, apresentamos um Projeto de Lei que cria o Bônus Moradia.

Mas descubro que apesar do projeto da ampliação das avenidas já estar no PAC, as habitações ainda não estão acertadas, o que poderá colocar em risco o conjunto do projeto.

Logo, faltou planejamento estratégico global, faltou competência, agilidade, quando não foi falta de visão ou de vontade política.

Por isso, proponho MAIS GOVERNO, MAIS EFICÊNCIA.

Por isso, me permito falar de FALTA DE GESTÃO. FALTA COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA.

* vereador e presidente do PT-POA

Nenhum comentário: