segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Para Adeli Sell, incompreensão ainda é entrave para o avanço nas políticas públicas pelos Direitos Animais

Foto: Cris Rochol / PMPA

Realizado na tarde da última sexta-feira (07/10), o II Fórum sobre Políticas Públicas de Proteção aos animais domésticos discutiu os avanços e os desafios na garantia de direitos aos animais que são submetidos à vida nas cidades. O vereador Adeli Sell, representando a Câmara Municipal, acompanhou os debates devido à relação de mais de década que tem com o tema. Disse a uma platéia atenta que é apoiador da criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais em Porto Alegre (Seda) e que reconhece o esforço da Prefeitura no sentido de construir uma rede colaborativa e ações efetivas da defesa dos animais na cidade.

O evento teve abertura do prefeito José Fortunati que fez questão de valorizar o tema já que Porto Alegre é a primeira cidade no País a criar uma estrutura não para atenção de bichos de rua, mas sim para garantir o respeito aos Direitos dos Animais. “A criação da Seda é um fato inédito no País, pois a nova estrutura assume que animal tem direitos a serem assegurados, discutidos e respeitados”, disse Fortunati.

O dirigente relatou também a dificuldade que a prefeitura enfrenta para desenvolver mais ações devido à incompreensão e a mitos que circundam o tema. “Muitos estão na luta conosco e entendem a magnitude que é assumir a responsabilidade pelo bem-estar animal e pelos direitos dos animais, mas ainda temos que ganhar a briga contra o preconceito. São poucos, mas barulhentos os que criticam o executivo por estas ações”.

Adeli concordou com o prefeito ao afirmar que é a desinformação que leva a oposição de ações da Seda ou outros organismos engajados em dar voz aos animais na organização social. “A prefeitura assumiu uma tarefa bastante complexa ao criar a Seda e ao dedicar esforços pelo tema. Para avançarmos no assunto é imprescindível que a sociedade assuma também seu papel e passe a refletir sobre qual é o formato de convivência ético para diversas espécies nas cidades e espaços urbanos”, disse.

Ressocialização animal
A primeira palestra do evento foi a da Primeira Dama, Regina Becker, que atua voluntariamente na nova Secretaria. Ela, junto da equipe da Seda, relatou as ações desenvolvidas desde a criação da nova estrutura. Ao final falou do projeto de ressocialização de cães considerados ferozes e perigosos ao convívio e passou a palavra a Claudio Pinheiro Junior, especialista em comportamento canino que contou o caso do Pitt Bull Malhado, que após um período no canil municipal conquistou uma nova família e esta totalmente integrado ao convívio humano. Claudio ressaltou a importância do tratamento adequado aos cães evitando acidentes que podem ser uma das causas de abandono.

O painel seguinte foi sobre a discussão dos “Direitos Animais x Direitos Humanos” com o Desembargador Carlos Roberto Lofego Canibal, do Tribunal de Justiça do RS. O desembargador levantou questões históricas e filosóficas a cerca de relação da espécie humana com animal. Disse que o tratamento dos animais como sub-espécie é uma ação preconceituosa e equivocada de nossa sociedade.

O último tema da tarde foi a apresentação da Veterinária Dra Liris Kindlein, da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do RS, sobre a experiência do Projeto Multidisciplinar de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Animais Domésticos .

O II Fórum sobre Políticas de Proteção aos animais domésticos foi promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Especial dos Direitos Animais e teve apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Escola de Gestão Pública e Procempa.

Por Marta Duenas (reg. Prof. 9224)
Gabinete Vereador Adeli Sell

Um comentário:

Professora Malu disse...

Todo o meu apoio à criação da secretaria. Sei o custo psicológico, físico e financeiro para as pessoas que respeitam os animais e tentam aliviar seu sofrimento.