O presidente e a diretora da Escola, Adeli Sell e Debora Bolzan Fleck |
Numa tentativa de discutir a modernização dos Legislativos na forma de atingir a sociedade, Adeli explicou que a comunicação no serviço público, em geral, deve se pautar pela impessoalidade, uma vez que deve estar a serviço do cidadão comum.
“Ela não pode ser focada em interesses partidários, políticos ou particulares. Deve ter o caráter público”, argumentou Adeli, para quem a comunicação deve estar preocupada com o direito do cidadão, que precisa saber o que o seu vereador faz na Câmara. “Ela deve ser institucional, fazer o elo de ligação entre o que acontece dentro da Casa com a sociedade”.
O presidente da Escola Julieta Battistioli considerou nefasto e deplorável o uso incorreto da comunicação pelas presidências das Câmaras em geral. “Isso não colabora em nada com a cidadania”.
Uma comunicação de caráter público, como deve ser a dos legislativos, deve envolver três entes: parlamentares, profissionais de comunicação e sociedade em geral. No caso da comunicação da Câmara de Porto Alegre, a imprensa tem uma especial preocupação em “traduzir” o que pode ser considerado, muitas vezes, de difícil entendimento para o público em geral.
A Câmara de Porto Alegre também mantém uma Ouvidoria, que tem entre suas principais funções a de receber as demandas e as reclamações dos cidadãos. A Ouvidoria atua também indo ao encontro do cidadão, atuando de forma itinerante em vários pontos de Porto Alegre, em dias diferentes, e mantendo um quiosque permanente no Mercado Público. É uma importante estratégia de aproximação com a comunidade.
Demais canais
Hoje as redes sociais desempenham papel fundamental nas relações entre Legislativo e os cidadãos. Quando falamos em abertura de canais diretos de comunicação, as redes sociais devem necessariamente estar incluídas como uma das ferramentas atuais mais importantes nesta estratégia. Por isso, a Comunicação da Câmara de Porto Alegre mantém perfis no Orkut, Facebook, My Space e Twitter. Por meio delas, publica as notícias produzidas pela Imprensa da Câmara e recebe os comentários do público.
Outro ponto abordado por Adeli diz respeito às diferenças entre as funções da Comunicação institucional da Casa daquelas atividades de comunicação produzidas pelos gabinetes parlamentares. “Os parlamentares são importantes personagens nas estratégias de comunicação do Legislativo, mas o foco da comunicação institucional deve estar voltado para o cidadão”, analisou.
Comunicação integrada
Apesar dos avanços, a Comunicação da Câmara de Porto Alegre ainda carece de uma melhor articulação entre os setores que a compõem - Imprensa, RP, publicidade e outros. “É um objetivo ainda a ser perseguido e pode servir de dica para outros Legislativos: importante que a Comunicação atue de forma integrada”, lembrou a diretora da Escola, Débora Fleck. Ela citou como exemplo a utilização da agenda única, ferramenta pela qual todos os servidores têm acesso aos eventos da casa de forma simples e direta. “Desde o porteiro ao vereador, todos têm acesso à agenda única”.
Ainda temos um desafio, segundo Debora. “Tornar a comunicação interna mais eficiente”, finalizou.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13 654
Gab. Ver. Adeli Sell
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