segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Adeli Sell apresenta PL que visa diagnosticar, tratar e prevenir doenças respiratórias em crianças

Para o vereador, respirar bem é sinônimo de viver melhor 
O vereador Adeli Sell protocolou na semana passada projeto de lei que institui, nas creches e escolas da rede pública municipal, o Programa Respire Bem. De acordo com o parlamentar, o PL objetiva diagnosticar, tratar e prevenir doenças respiratórias e o mau posicionamento dentomaxilar em crianças de 03 (três) até 08 (oito) anos de idade.

A respiração pela boca se constitui num grave problema, sendo altamente prejudicial à saúde respiratória. Além de trazer sérias consequências à arcada dentária, causa grandes deformidades posturais, comportamentais e vários outros problemas ao organismo. Devido a um problema dentário, provocado pela respiração bucal, o jogador Ronaldinho Gaúcho, aos 15 anos, quase deixou o futebol.

Na avaliação do vereador, estes problemas todos podem ser evitados, se diagnosticados nos primeiros anos de vida. “O objetivo do Programa Respire Bem é evitar que as crianças, especialmente as que provêm de famílias carentes, cheguem a um estágio avançado da doença, tornando seu tratamento caro e inacessível a essas camadas sociais”, sustentou.

Com recursos humanos e materiais, já disponíveis pela municipalidade, a síndrome do respirador bucal pode ser diagnosticada e tratada, a tempo, na idade entre três e oito anos. O custo do Programa é irrisório, bastando que os profissionais já existentes atuem multidisciplinarmente, uma vez que a gravidade do problema o requer.

“O Programa Respire Bem, se aprovado pela Câmara, poderá proporcionar a essas crianças maior vitalidade, equilíbrio e bem-estar. Em suma, melhor qualidade de vida. Respirar bem é viver melhor”, finalizou Adeli.

Por Tatiana Feldens (reg. Prof. 13654)
Gab. Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: