domingo, 24 de julho de 2011

PROPOSTA PARA TURISMO

Quando se vai à Disney, os hotéis estão localizados em áreas distantes dos parques temáticos. Para que se visite os parques é necessário que se tome ônibus ou barcos, a partir da rede hoteleira. Os parques temáticos estão construídos em locais diferentes, de modo que, além de pelo seu tamanho, enormes, também tenhamos que dispor de vários dias para conhecer a todos.

Foi pensando nisto que imaginei de como seria interessante se a iniciativa privada se aliasse ao poder público, no sentido de dar destino melhor às nossas ilhas: Pintada, Marinheiros, das Flores, das Pedras. Nestes locais seriam criados os parques temáticos e para que os turistas pudessem conhecê-los teriam que ir ao nosso porto para tomar uma embarcação ou ônibus que os levasse a estes locais.

Pensei, também, que a rede turística, ao fornecerem propostas de pacote de viagem, poderia colocar hotel, passagem e um passeio a uma das ilhas.

Em Miami, toma-se uma barca que leva o turista por várias ilhas e, na medida que vai passando, o guia vai mostrando as casas dos astros do cinema, do futebol, da televisão. Imagina que até a casa da Xuxa é mostrada.

Por exemplo, na Ilha Grande dos Marinheiros, um dos parques, ficaria o minizoo, com a construção, lá, e a retirada daqui, dos animais que estão enclausurados no Parque Farroupilha, habitat inapropriado; Na Ilha da Pintada, uma atração gauchesca, envolvendo tambos, cavalgadas, animais etc; na Ilha das Flores, aproveitando o nome, exposição com a variedade de nossa flora(orquidários, roseirais etc).

Na minha singela imaginação, nós, turistas e moradores, quando coloco turistas, imagino pessoas dos países vizinhos, de outros Estados, de outros municípios, vindo a Porto Alegre e podendo tomar um barco, a tão badalada catamarã, e passear pelo Guaíba, conhecer o arquipélago e nossas belezas naturais.

Penso que os hotéis teriam incrementado o turismo, os ilhanos teriam aumentado seu mercado de trabalho(sorveteiros, cachorro quente, pipoqueiros, pessoal de limpeza, vigilantes etc.). Novos restaurantes, casas de artesanatos, empresas de transportes(ônibus, barcos). O Rio Grande do Sul, e, mais próximo, Porto Alegre, não seriam conhecidas, como quando se vai ao norte do país, como a região onde a água congela na torneira, ou como me disse um taxista no Rio de Janeiro: “Gostaria de conhecer Porto Alegre. È verdade que por lá se faz uma valeta e faz o churrasco no chão?”. No Rio de Janeiro, a Ilha de Paquetá é conservada com sua natureza, não existindo calçamento nas ruas e nem sendo permitido o uso de automóveis. É um ponto obrigatório ao turista que vai a aquele Estado.

No meu imaginário, seria Instigante tomar uma embarcação para passear e conhecer o Guaíba passando pela Ilha das Pedras, que serviu como depósito de pólvora e também como presídio, e ali descer e contar a história do local e não deixá-la abandonada como está. Fazer uma visita à cidade de Guaíba, atravessando O Lago.

No meu imaginário, senhor vereador... ora, deixa pra lá, isto é coisa de 3º mundista, pois este meu pensamento traria benefícios a todos!

No Correio do Povo do dia 19 de julho de 2011, página 18, está: “... ainda não há definição sobre quando haverá a desativação do Minizoo da Redenção, na área central da cidade. (...) Segundo o Gabinete da Primeira-Dama, responsável pelo processo de fechamento do minizoo, ainda está sento buscado um local adequado para os animais”.

Eis nossa sugestão: Minizoo, como primeiro passo, em uma das ilhas de Porto Alegre!

Abraços

2 comentários:

Roberto Locatelli disse...

Olá companheiro.
Para ser prefeito de uma cidade há que se ter uma qualidade: amá-la. Isto o senhor faz muito bem. Parabéns Porto Alegre por este garande apaixonado e defensor de tudo o que esta cidade representa para nós!

Jean Scharlau disse...

Grande sacada esta, Adeli! Subscrevo e apóio. Teria ainda o mérito adicional de fazer os lhéus sentirem-se mais portoalegrenses.