segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Artigo Adeli Sell - As tendências estão matando o PT


“Pequenas coisas só afetam as mentes pequenas” - Benjamin Disraeli

A primeira coisa que falei publicamente ao final da derrota político-eleitoral na Capital foi que este resultado exige análises profundas. Nada de panos quentes ou de ficar revoltado com cobranças. O momento é grave e precisa ser analisado livre de amarguras e com os pés no chão. Nestes casos, embora com cautela, temos que colocar o "dedo na ferida".

A nominata de vereadores do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre foi a mais fraca de todos os tempos. Tivemos poucos candidatos e suamos para cumprir a cota mínima de 30% de mulheres, o que nos fez, inclusive, passar por cima da nossa decisão nacional de apresentar igualdade de gênero entre os candidatos.

Como presidente do Partido dos Trabalhadores na Capital fui em busca de lideranças comunitárias, sindicais, de gênero, de assuntos variados, para termos uma forte nominata. Em sentido contrário, a maioria das nossas tendências internas decidia que teriam uma única candidatura ou uma candidatura prioritária. Houve quem fizesse esforços e ações concretas pela desistência de importantes candidatos(as) nossos. Falou mais alto o interesse de grupo, de parlamentares federais e estaduais. Gabinetes parlamentares e tendências internas forçaram alinhamento de cima para baixo em apoio aos "seus" candidatos. Com maiores ou menores "máquinas", as mesmas entraram em campo.

Quase nada deu certo. Pelo contrário, quase tudo deu errado. Perdemos duas cadeiras no Legislativo Municipal. De sete assentos passamos a ocupar apenas cinco. É necessário lembrar que o PT já teve 14 vereadores num total de 33. A partir de 2013 seremos cinco em 36. Não é de ligar o botão "vermelho" e tocar a sirene?

Se isto tudo não for motivo de reflexão, por favor, me corrijam. Claro que os fatores da derrota do PT são múltiplos e todos eles devem ser somados. Citei apenas um aspecto primordial do fracasso de nossa bancada por considerá-lo fora dos debates atuais.

Cabe salientar também que pela primeira vez os candidatos a vereador e o voto na legenda fizeram mais votos que o candidato a prefeito, que recebeu 76.548 votos, o que corresponde a 9,64% dos votos válidos. Nossa legenda teve no 13 uma votação pífia, só comparar números.

Na condição de dirigente municipal pretendo não deixar nenhuma opinião sem espaço, nem mesmo àquelas que talvez teçam duras críticas a mim, um dos derrotados na urna, apesar de meus 5026 votos e a primeira suplência. Fato é que precisaremos nos reinventar para não vermos nossa estrela símbolo ser ofuscada na cidade que governamos por 16 anos consecutivos.

"Ideias ousadas são como as peças de xadrez que se movem para a frente; podem ser comidas, mas podem começar um jogo vitorioso." Johann Goethe

Vereador e presidente do PT-POA 

2 comentários:

Ivan Brugalli disse...

Faz horas que falo que são elas que estão acabando com o PT. temos companheiros que são de tendência e não do partido!!! uma pena.

Anônimo disse...

Meu Vereador...estas tendencias, estes chamados "grupinhos" e q prejudicaram o PT em Palegre e no Estado...abaixo esta TROPA DE GRUPOS Q QUEREM SER OS DONOS DO PT. O PT é um PARTIDO DOS TRABALHADORES, ñ é de um ajuntamento de pessoas q querem dar as cartas. Portanto temos q nos alinhar ao Partido e nao a Deputados e Senadores...eles são consequencias dos MILITANTES E DOS FILIADOS. Vamos acabar com as "picuinhas politicas" e lutar pelo PT FORTALECIDO O VELHO PT NAO O PT DOS MENSALEIROS ALOPRADOS.- jader martins.-