quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pavan fala sobre os desafios do cooperativismo no Estado


O PT de Porto Alegre voltou a realizar seus tradicionais almoços temáticos nesta quinta-feira (17.10), na sede municipal do PT. Ancorado nas discussões previstas pela FAO, que celebrou no último dia 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) Ivar Pavan palestrou sobre a realidade do Estado e as políticas de governo para sanar a questão.

A cada ano a FAO estipula um tema para reflexão que aborde essas questões. Em 2012 a questão proposta é "Cooperativas agrícolas que alimentam o mundo", visando destacar o papel delas na melhoria da segurança alimentar e na contribuição para a erradicação da fome. "Estamos no ano internacional das cooperativas e as cooperativas, de modo especial as agrícolas, têm uma grande contribuição para dar ao desenvolvimento do Estado, principalmente na organização econômica da agricultura familiar", observou o secretário.

Aniversariante do dia, Pavan falou sobre os cerca de 870 milhões de pessoas que ainda passam fome no mundo. "A cada oito pessoas, uma vai dormir com fome. E eles não estão somente na África e na Ásia. Hoje somos 307 mil gaúchos na extrema pobreza”, informou, com base nos dados do IBGE de 2010. “Trata-se de uma população invisível. Imaginem uma cidade do tamanho de Canoas vivendo na extrema pobreza. Como estão distribuídos em diferentes regiões, eles não são vistos”, explicou.

Na avaliação do secretário, um país rico é um país sem miséria, por isso o Estado e a nação não podem apenas disponibilizar políticas públicas sem direcionar e orientar o público alvo. Quanto aos desafios do cooperativismo, Pavan destacou a competição que elas sofrem dos grandes grupos econômicos que atuam no mundo inteiro, com redes estruturadas, e que podem trabalhar com uma escala muito maior.

"Já a cooperativa, de modo especial na agricultura familiar, tem uma atuação microrregional e trabalha com aquele agricultor pequeno, boa parte deles em via de exclusão. Com investimentos próprios, as cooperativas viabilizam economicamente este agricultor", disse Pavan.

Soberania alimentar
Como um agente político da área de desenvolvimento rural, Pavan tem defendido a importância da segurança alimentar para o mundo, mas ressalta a necessidade de avançar mais em direção à soberania alimentar. “Precisamos além de ter comida suficiente para abastecer a nossa população, visualizar a soberania do cidadão, que deve ter condições de escolher o que quer comer”, sustentou.

Existem hoje dois modelos em disputa. O exemplo do agronegócio, que visa essencialmente o lucro, e o padrão da agricultura familiar, que ocupa em torno de 30% da área agricultável no país e produz 70% dos alimentos que vão para a mesa dos consumidores. “Essa última poderia ser a área com maior incentivo de recursos e políticas públicas”, pontuou.

Institucional
O presidente do PT-POA, vereador Adeli Sell, proponente dos eventos, também reafirmou o compromisso do partido no fortalecimento do cooperativismo. Segundo ele, o PT tem se preocupado em discutir políticas públicas que se adequem à realidade mundial de produção sustentável para estimular e ampliar a base produtiva da cidade e do RS.

Na próxima sexta-feira (26/10) será realizada mais uma edição dos almoços temáticos, desta vez para tratar sobre o novo Daer. O diretor geral José Francisco Thormma será o palestrante do dia. Adesões para a atividade podem ser feitar pelo telefone 3211 4888.

Asscom PT-POA

Nenhum comentário: