terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vereador Adeli Sell participa da reunião da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo


O vereador Adeli Sell participou na manhã de hoje, 16, da reunião da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL). Durante o encontro, Adeli ressaltou a importância da formação de um Grupo de Trabalho para discutir a política tributária que atinge o varejo, em especial os pequenos comerciantes que formam importante rede de geração de emprego no estado.

O vereador destacou a atuação do Governo do Estado no incentivo e desenvolvimento ao empreendedorismo, com políticas claras para fomento de micro e pequenas empresas, no entanto, reconhece que a prática da substituição tributária aplicada a empresas de todos os portes tem sido o grande desafio da sobrevivência dos pequenos comerciantes.

Segundo Adeli, “diferentemente do que acontece com as grandes empresas, as micro e pequenas perdem capital de giro ao pagar o imposto antecipadamente, perdendo também competitividade”. A preocupação do edil, bem como de lojistas e dirigentes do comércio, é preservar este segmento que responde por 60% dos postos de emprego do setor no Rio Grande do Sul.

A CDL e a AGV capitaneiam movimento para discutir com o Executivo do Estado a reformulação do Simples Gaúcho. O vereador foi convidado pelas entidades para falar sobre o tema da tributação do Estado e também sobre projeto que discute com Município e CDL para diminuição das alíquotas de franqueadoras na Capital.

O encontro forma parte da agenda estratégica da AGV, entidade formada com o objetivo de fomentar o varejo no Estado, apoiando entidades do interior.

Participaram do evento Gustavo Schifino, Presidente da CDL Porto Alegre, Vilson Noer, presidente da AGV, lojistas e dirigentes da Capital e interior do Estado.

Por Marta Duenas MTB - 9224
Gab. Ver. Adeli Sell 

Nenhum comentário: