sexta-feira, 11 de maio de 2012

Artigo Adeli Sell - O enigmático mundo das mães visto por um homem que as admira

Diariamente, entre um olhar e outro eu as observo maquinando. Como mulheres e ativas que são, estas garotas argumentam, despacham, decidem, ordenam e monitoram suas crias. Sim, são verdadeiras sentinelas que entre desafios, computador e papeis, acompanham, ainda que à distância, seus filhos e filhas e suas façanhas de crescerem rumo à independência.

Ah o enigmático mundo das mães visto por um homem que as admira e as teme. Elas me encantam: as vejo umedecer os olhos quando testemunham suas experiências ou partilham as conquistas dos filhos. Elas me assustam: as vejo fazer juras de castigo e tiranias educativas aos rebentos adolescentes insurgentes. São negociadoras cheias de artimanhas, ganham as discussões com expressão de vítimas ou filantropas. São capazes de sentir que seus filhos ou filhas estão em situação de perigo. Elas são mágicas!

Às vezes, por uma distância segura, eu posso escutar em meu gabinete as trocas e aconselhamentos para cada ocorrência maternal. Isso tudo, como já disse, entre papeis, processos, sonhos, projetos e muito trabalho. É claro que eu torço junto, sofro junto e vez que outra me permito palpitar, discreto, sem muito destaque.

Só os olhares opinativos já me deixariam em posição desfavorável. Em se tratando de mães e sentimentos, elas reinam sozinhas. Cada uma sabe a dor de se fazer em mil papeis. Cada uma sabe as dificuldades de educar nas adversidades de hoje, de cuidar à distância e de amar com culpa.

Uma das características que me fascinam nas mães é a ternura e a firmeza com que lidam com temas variados de seus filhos e suas peripécias. Uma capacidade de absorver assuntos tão diversos e de todos os níveis de complexidade. É um perfil digno de topo, de quem evolui nas organizações.

Mas ainda diferente do que desejo, eu vejo menos mulheres do que homens em posições de lideranças, e destas mulheres, muitas optam por não ter filhos para garantir melhor desempenho em suas atividades. Ledo engano. Das mães que vejo - vigorosas e dedicadas - eu tiro meu chapéu e afirmo: são estas que chegam ao topo, com garra e doçura, contrapontos típicos delas.

Por Adeli Sell
Vereador e Presidente do PT de Porto Alegre

Nenhum comentário: