quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mais ônibus, mais lotações, mais táxis

O estresse, a raiva e a frustração estão aumentando no mundo, por causa do trânsito intenso. Apesar dos resultados não surpreenderem, essa foi a conclusão-chave de estudo lançado no final do ano passado pela IBM Global Commuter Pain Survey sobre deslocamentos em horário de pico em 20 das principais cidades economicamente ativas nos seis continentes. O estudo, que é realizado anualmente, mostra que as queixas dos motoristas não param de crescer, embora os trajetos e as infraestruturas tenham melhorado significativamente nos últimos anos.

Com toda essa insatisfação com os veículos particulares, o transporte público ganha força nas grandes cidades como alternativa. Os resultados da pesquisa refletem uma maior disposição para o seu uso e a tecnologia para melhorar o tráfego nos horários de pico. No geral, 41% acredita que melhorar a rede de transportes públicos ajudaria a reduzir os congestionamentos.

É sabido que o usuário só migra de uma modalidade de transporte para outra quando a primeira se torna antieconômica, consome muito tempo, é desconfortável e estressante e tem alternativas. E é justamente aqui que quero chegar. Precisamos propor alternativas viáveis para os porto-alegrenses.

Já sabemos que o metrô virá. Não é mais um sonho. A presidenta Dilma já garantiu a maior parte do investimento. Mas como uma obra destas demora um bom tempo, o povo clama e os governos terão que atender e garantir: mais ônibus, mais lotações e mais táxis.

Os ônibus quando vem chegam com atraso, estão sempre lotados e muitas vezes batendo lata ou estragando no meio da rua. Proponho mais linhas Transversais (T), como a aplicação do T11 até o Belém Novo, com um T da Restinga até a Fiergs, só para exemplificar. Defendo, também, mais ônibus biarticulados, mais linhas diretas, bem como a garantia de ônibus nos sábados, domingos e feriados. Faltam também linhas e horários noturnos, os nossos corujões.

Já aprovamos lei na Câmara Municipal propondo lotações no Belém Novo e na Restinga, mas o governo se embrulha e enrola. Acabei de apresentar Projeto de Lei que dispõe sobre a implantação de Linhas Transversais de Lotações. Trata-se de lotações que fazem o trajeto por vias onde ônibus não passam ligando pontos longínquos a outros, como a linha de Lotação Transversal do BarraSul ao Iguatemi.

Temos hoje menos de 4 mil táxis na cidade sem qualquer controle de horários. Muitos não admitem motorista auxiliar, o que acaba por encolher o serviço de táxis. Por isso proponho licitar 500 novas placas de táxi, conjuntamente entre Porto Alegre e Grande Porto Alegre, bem como horário máximo de rodagem por placa. Não se trata de um inchamento no número de carros, mas a garantia para que a população não fique refém da atual reserva de mercado.

Queremos, por óbvio, obras viárias, com docas para carga e descarga, estacionamentos subterrâneos, trincheiras para arejar vias congestionadas e por fim queremos ciclofaixas e ciclovias. Queremos e precisamos garantir alternativas de transporte para os porto-alegrenses.

Por Adeli Sell
Vereador e presidente do PT-POA

Nenhum comentário: