terça-feira, 15 de maio de 2012

Diálogos com Porto Alegre ouve reivindicações da direção do Hospital Parque Belém

O presidente do HPB, Luiz Augusto Pereira recebeu Villaverde e Adeli Sell para um café da manhã
Dando prosseguimento aos Diálogos com Porto Alegre, o deputado e pré-candidato do PT Adão Villaverde visitou na última sexta-feira (11.05), junto com os vereadores Adeli Sell e Engenheiro Comassetto, a direção do Hospital Parque Belém, na Zona Sul de Porto Alegre. Na oportunidade, os parlamentares foram recebidos pelo presidente do HPB, Luiz Augusto Pereira e pelo diretor Afrane Serdeira juntamente com o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Artur Benedito Pereira Filho, que apresentaram ao pré-candidato petista as dificuldades enfrentadas pela Instituição.

Conforme Pereira, a visita de lideranças políticas realça o que representa a instituição de saúde para a comunidade e gestores públicos. “O objetivo deste encontro foi mostrar que estamos tentando, com muito esforço e, poucos recursos, revitalizar o HPB e principalmente, solicitar, em nome de toda a diretoria, que políticos façam a interfase junto aos governos municipal, estadual e federal para ‘desatarmos os nós’ em relação à liberação de recursos que estão ‘amarrados’ em Brasília e em outras esferas de Governo e que são necessários para que o hospital volte a ser referência no atendimento de excelência às comunidades, especialmente para os mais carentes de serviços médicos hospitalares Sempre atenderemos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou Luiz Augusto Pereira.


Os vereadores Adeli Sell e Engenheiro Comassetto com
a direção do Hospital
Tornar o HPB em Pronto Socorro da Zona Sul é um pleito antigo, mas, no momento parece inviável pelo alto custo e a falta de verbas para contratação de médicos de áreas especializadas para o atendimento. “O que pode ser feito imediatamente, é conseguirmos reativar o Pronto-Atendimento, denominado pelo Ministério da Saúde de ‘Porta de Entrada das Emergências’, serviço reivindicado pela comunidade. É a vocação da instituição, que integra clínicos e especialistas”, explicou Pereira.

O deputado Adão Villaverde visitou as dependências do hospital e destacou o amplo espaço físico e parabenizou a atual diretoria pelas melhorias que estão sendo feitas. Comprometeu-se em ajudar através de reuniões com as bancadas de deputados federal, estadual e secretários estadual e municipal da Saúde, com o intuito de agilizar a liberação de verbas necessárias para manter a estrutura funcionando, corpo médico e a aquisição de novos equipamentos.

Segundo o vereador Adeli Sell, o HPB é um exemplo de dedicação à saúde pública, há muito tempo e, as dificuldades enfrentadas para manter toda a infraestrutura e os mais de quatrocentos funcionários, é uma missão difícil para os gestores. “Vamos dialogar com a secretaria municipal da Saúde e salientar ao secretário Marcelo Bósio sobre a importância da reabertura do Pronto-Atendimento para a zona Sul da cidade, pois é uma reivindicação da comunidade”, afirmou o Adeli.

Já o vereador Comassetto disse que o encontro só fortalece o diálogo entre membros do HPB, políticos e os integrantes da Câmara Técnica, formada pela comunidade local e que tem como objetivo fiscalizar todos os serviços do HPB.

Capacidade
O Hospital abriga atualmente 199 Leitos. Atende, em média, 452 internações mensais pelo SUS ; 100 internações convênio/Particular ; realiza em torno de 200 cirurgias  e 17.000 exames laboratoriais. Como atualmente o percentual de Atendimentos pelo SUS não passa de 80%, o objetivo da Instituição é disponibilizar o atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde.

CEF
Há dias atrás o vereador Adeli Sell havia visitado as dependências do hospital, a pedido do médico nefrologista João Biernat. Adeli conseguiu encaminhar junto à superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) a renegociação dos juros de um empréstimo contraído pelo Hospital com a CEF. O vereador também apresentou ao deputado federal Paulo Ferreira as dificuldades da instituição e a necessidade de acessar programas federais do Ministério da Saúde bem como a possibilidade de criação de emendas parlamentares. “O HPB passa por uma fase de melhorias das instalações e aquisições de novos equipamentos. Estou engajado na busca por soluções”, disse o vereador.

A visita teve como objetivo iniciar um processo de negociação entre o hospital da Restinga Moinhos de Vento e o HPB, visando a complementaridade de serviços prestados ao SUS. Para o presidente do Sanatório Belém trata-se do início de uma parceria que trará efetivo benefício à população, pois o HPB poderá servir de retaguarda na alta complexidade de neurocirurgia e traumato/ortopedia considerando que o hospital da Restinga não atenderá alta complexidade nestas especialidades. “Nossas propostas são complementares. A definição depende muito mais dos gestores públicos do que dos gestores dos hospitais”, concluiu  Pereira.

Por Tatiana Feldens, com Cleber Moreira
Gab. Ver. Adeli Sell

Nenhum comentário: