quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Adeli representa PT em debate no Dom João Becker


Adeli Sell, representando a candidatura de Tarso Genro, participou ontem, dia 22, de debate sobre as eleições, promovido pela Escola Estadual Dom João Becker e organizado pelo Conselho Escolar.

O “Becker”, como é conhecido, é uma escola-símbolo de Porto Alegre, por seus professores, funcionários, estudantes e comunidade serem exemplo na luta pela garantia do direito à educação para todos. Assim, o chamamento à reflexão sobre as ideologias dos Partidos e suas propostas para a educação gaúcha e para o país foi prontamente atendido pelo Partido dos Trabalhadores e por outros dois partidos, sendo que os demais, apesar de convidados, não compareceram.

Adeli iniciou o diálogo com os mais de 100 educandos presentes, estudantes do 3º ano do Ensino Médio, ressaltando a importância do momento para a ampliação da consciência política. Alertou, entretanto, sobre a necessidade de conversar com os jovens a partir de uma outra visão, considerando, sobretudo, que a tribalização (organização de grupos por identidade), o uso da internet (mídia alternativa e sítios de relacionamento) e a expressão da cultura juvenil (movimentos hip-hop e o funk, por exemplo) vem produzindo uma geração questionadora e crítica.

“Por isso - prosseguiu Adeli - a política precisa renovar seu discurso”, destacando ações concretas para a juventude no que tange à educação, cultura, lazer, esporte, trabalho, saúde, entre outros. Sobre isso, o vereador destacou alguns programas do governo Lula e assegurou que Dilma dará continuidade e criará políticas públicas que assegurem ao povo brasileiro condições dignas de vida. Quanto ao processo eleitoral, Adeli deu ênfase às candidaturas de Paulo Paim ao Senado e Tarso Genro ao Governo do Estado.

Tarso foi lembrado como aquele que criou o Piso Salarial Nacional para os profissionais do Magistério e o ProUni, além de um conjunto de programas para a educação, quando foi ministro de Educação do governo Lula.

A juventude presente ao debate fez perguntas ao presidente do PT, sendo que uma das preocupações levantadas foi o combate à violência e ao tráfico de drogas, em especial o crack. Para responder, Adeli referiu-se ao Pronasci, programa também criado por Tarso quando Ministro da Justiça.

Adeli parabenizou os estudantes, a equipe diretiva e os professores, colocando-se à disposição para voltar à escola sempre que convidado, e encerrou o bate-papo ao apresentar propostas de Dilma e Tarso para o Brasil e para o Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: