terça-feira, 7 de agosto de 2012

Saúde: foco na prevenção e na qualidade do atendimento

Porto Alegre já esteve no topo das pesquisas de avaliação do Sistema Único de Saúde em nível nacional. Durante o período de municipalização e construção da rede, a Capital dos gaúchos foi pioneira ao adotar o Programa da Saúde da Família e ao municipalizar Hospitais, como é o caso do Presidente Vargas. Com o passar dos anos, o cenário foi mudando e a rede de saúde decaindo.

Por isso, além de investir fortemente em prevenção, uma Cidade que cuida das pessoas e se preocupa com a saúde deve:

- Ampliar a compra de consultas e exames na rede privada conveniada ao SUS, evitando falta de especialistas, como cardiologia, oncologia, ginecologia, ortopedia ou traumatologia, por exemplo;

- Priorizar o atendimento aos idosos e pessoas com deficiência;

- Marcar consultas por telefone e internet, evitando filas em postos, dando mais comodidade e segurança ao cidadão;

- Criar uma central de atendimento especializado em gripes e doenças respiratórias, separando o atendimento evitando contágio de doenças infecciosas;

- Construir políticas de prevenção a acidentes de trânsito, desafogando hospitais, em especial o Hospital de Pronto Socorro.





Saúde é um tema amplo e de grande importância, deve ser tratado com foco na prevenção e na qualidade do atendimento. Por isso, quem se preocupa com saúde, quer mais e Porto Alegre quer mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Claro que a saúde é um dos assuntos de maior importância, e se não fosse porque a cardiologia em porto alegre e ótima, eu não teria vivos aos meus avos e pais!