segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dirigentes de hospitais e clínicas conhecem projetos de Villa e Adeli Sell para Saúde e para a cidade

O vereador Adeli Sell acompanhou o candidato Villaverde na atividade
Assim como Porto Alegre deve se impregnar da ideia de ser uma cidade da inovação, também tem que potencializar a afirmação de sua excelência na Saúde e estende-lá à área da atenção básica, que vai ajudar a desafogar o excesso de lotação nas emergências hospitalares. Ao conhecer o programa da Frente Popular - Governo de Verdade que Villa expôs à diretoria do Sindicato de Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), na manhã desta segunda-feira (27), os associados da entidade lembraram que já tiveram uma iniciativa semelhante em 2004, na Administração Popular do prefeito João Verle. "Através de um 'Carta da Saúde para Porto Alegre', celebrada naquele ano, pretendíamos alavancar o conceito de uma capital dotada de saúde de ponta e que atrai muitos turistas de eventos e de negócios no nosso setor, mas o governo município atual simplesmente ignorou a ideia", contou Davi Gusmão, integrante do Conselho de Líderes e ex-presidente do Sindicato, que recebeu a promessa de Villa que vai recuperar a iniciativa.

"Vamos resolver os problemas emergenciais dos portoalegrenses, na saúde especialmente, mas também vamos planejar a cidade para as próximas gerações para que o desenvolvimento urbano de Porto Alegre não seja feito no improviso, como está acontecendo atualmente", disse Villa que, junto com o coronel Bonete e com o vereador e presidente do PT de Porto Alegre, Adeli Sell, tomou café da manhã na sede do sindicato e por duas horas apresentou parte do seu programa do governo, detalhou projetos para a saúde e, acima de tudo, ouviu as demandas dos dirigentes hospitalares.

"O nosso programa está sendo consolidado depois de um intenso processo de 'Diálogos com Porto Alegre' no qual ouvimos os portoalegrenses nas vilas, nos bairros, nas associações, nas entidades, nas universidades para saber, de fato, que cidade a população quer e em que rumo ela deve andar. Por isso temos um diagnóstico preciso dos problemas mais urgentes que temos que resolver a partir do primeiro dia de governo e também dos desafios para o futuro que temos que enfrentar", salientou.

Ao longo de sua trajetória profissional de mais de duas décadas como engenheiro projetista de Porto Alegre, professor, engenheiro, secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e da Coordenação e Planejamento, além da jornada parlamentar e presidente da Assembleia, Villa acumulou uma lição básica. "Para se ter projetos exitosos é preciso ter consistência e conhecimento; dialogar muito com quem conhece e com quem precisa e ter planejamento estratégico", destacou.

"Foi música para nossos ouvidos ouvi-lo falar em três questões: planejamento estratégico, desobstrução dos entraves burocráticos para o empreendedorismo na saúde e diálogo permanente com busca de consenso", afirmou Claudio Algayer, presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Fehosul). "Sua exposição, ampliada para outras áreas além da saúde que, muitas vezes, esquecemos, me impressionou por seu conhecimento da cidade e por ser educativa", disse Alceu Alves da Silva, do Hospital Mãe de Deus e ex-president do sindicato.

Texto Comunicação Villaverde

Nenhum comentário: