quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Porto Alegre quer mais cuidados com os Idosos

A população idosa no Brasil vem crescendo por inúmeros fatores, entretanto, não crescem as políticas públicas, sociais e culturais na mesma proporção para este setor. Hoje mais de 25% dos porto-alegrenses está na dita 3ª idade ou, como define a ONU, dentre os cidadãos tidos como idosos, portanto, com mais de 60 anos.

Neste sentido não há como se entender as soluções para os idosos de forma individual, tão pouco delegar as entidades civis soluções sobre o tema. Cabe à municipalidade cuidar deste setor.

Um dos principais aspectos a ser tratado na proteção ao idoso é a consciência e conhecimento deste segmento social sobre seus direitos, portanto, um dos aspectos preponderantes no trato de uma cidade moderna é alcançar a todos os idosos a melhor informação e qualificar as relações de proteção em todas as áreas.

Por isso, em nosso mandato iremos trabalhar pela garantia dos direitos das pessoas idosas. Queremos criar alternativas para melhorar o acesso destes cidadãos aos locais e serviços públicos ou privados de acesso à cultura, lazer, transporte e saúde.

Um mandato para todos, como o nosso, deve criar instrumentos de diálogo com os setores da saúde no sentido de aprimorar não só o tratamento e atendimento como forma de minimizar a falta de educação no acesso à saúde e ter, como fim, as garantias de prioridade a quem, em regra, já sofre com as restrições da idade avançada.

Da mesma forma, fiscalizar e cobrar dos Conselhos, especialmente o Municipal do Idoso em harmonia com o da Saúde, o exercício de suas atribuições; a proteção à vida, sendo indispensável atuar de forma a identificar e solver funções do Estado para assegurar um meio ambiente acessível para as limitações deste segmento.

Confira nossas propostas


Nenhum comentário: