quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

RS na PAZ: Estado avança com os investimentos federais

A liberação de R$ 25 milhões, pelo Ministério da Justiça, para o RS na Paz - Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania vai beneficiar as 11 cidades com maior índice de criminalidade da região Metropolitana. Medidas como aumento de policiamento, ações de cidadania e construções de novas delegacias são algumas das ações que serão implementadas em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão. "Ainda não podemos esmiuçar tudo o que pretendemos fazer com a verba, mas até quinta-feira entregaremos o projeto de ações ao ministério. Destinaremos recursos específicos para cada cidade, conforme a demanda", disse Carlos Sant''Ana, coordenador do programa RS na Paz.

Segundo ele, haverá grandes investimentos nos municípios que apresentam maior incidência de homicídios, elevado número populacional e baixo índice de desenvolvimento humano. "A partir de exemplos bem-sucedidos em Canoas, com o Território da Paz, iremos disseminar o trabalho em outras cidades", disse Sant''Ana. Segundo ele, em Porto Alegre, por exemplo, serão contemplados os bairros Bom Jesus, Restinga, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta e Santa Tereza. "Com a presença da Polícia em áreas vulneráveis, os crimes devem diminuir e os moradores serão os principais beneficiados", observou. Por meio do policiamento comunitário, haverá a identificação de criminosos e combate ao tráfico de drogas, aos roubos e à violência. Sant''Ana adiantou que, necessariamente, haverá aumento de policiais nas ruas. Também destacou outras atividades, inclusive de cidadania, que serão desenvolvidas a partir de 2012.

O posto móvel do Instituto Geral de Perícia (IGP) vai percorrer as cidades para confecção de carteiras de identidade. Na esfera da Polícia Civil, estão previstas reforma e construção de pelo menos duas novas delegacias. A Brigada Militar projeta incrementar o efetivo policial.

O anúncio de investimentos em segurança agradou os prefeitos. "Há alguns meses realizamos reuniões com o secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, para tratarmos dessas ações. Quanto maior o investimento nesta área, mais tranquila a população fica", sintetizou Luís Vicente Pires, chefe do Executivo de Cachoeirinha. A opinião é compartilhada pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi. "O Território da Paz só trouxe benefícios ao município e isso tende a crescer com esse apoio da Justiça", disse. Ao saber do valor que será destinado às cidades, o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, não só se alegrou, como iniciou o planejamento para que uma nova delegacia seja construída no município.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: