quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Porto Alegre: o que fazer com estes prédios

Por Gilberto Simon, Blog Porto Imagem

Fiz esta relação de prédios que, se demolidos, fariam um enorme bem a cidade de Porto Alegre.

Enrolação na hora de restaurá-los, ou inércia do poder público de tomar alguma providência, ou ainda, simplesmente falta de senso estético e arquitetônico dos proprietários. Todos estes motivos me fazem crer que eles devam ser demolidos para dar lugar a outros projetos/empreendimentos.


1. ESQUELETO
Há quase 60 anos incabado, possuiu vários projetos ao longo do tempo com o intuito de restaurá-lo, alguns até apoiados por este Blog. Não consigo ver mais luz no fim do túnel. Será grande vergonha pra cidade este prédio ainda existir na Copa de 2014 em plena área.

Proposta: demolição em 2012/2013, antes da Copa 2014


2. EX-CINE ASTOR

Antigo cinema de rua de Porto Alegre,  o Cine Astor fica na Rua Benjamin Constant, 1.891, no bairro Floresta. Foi fundado em 1923, com o nome de Cinema Orpheu. Apresentava “funções noturnas”, com músicos e artistas, intercaladas com sessões de cinema. Tinha 1.395 lugares. Em 1963, após uma reforma, recebeu o nome de Cine Astor.  Foi fechado em 1993.  O prédio foi erguido no estilo Eclético, misturando o clássico ao barroco. Por este motivo está listado para tombamento pela prefeitura. Mas tombar uma fachada ? Tenho dúvidas se realmente seria algo de importância.

Proposta: demolição



3. GINÁSIO DA BRIGADA MILITAR

Ginásio de esportes construído às pressas para a UNIVERSÍADE de 1963 (campeonato estilo Olimpíadas, mas entre estudantes universitários de todo o mundo), de forma provisória, tem estética terrível. Construído em esquina super valorizada, Av. Ipiranga com rua Silva Só, é uma afronta à estética da cidade.

Proposta: demolição, venda da área em troca por outra. OU construção pela Brigada de outro ginásio, mais moderno, de acordo com as aspirações da cidade.


4. POSSÍVEL HOSPITAL DA ASSOC. DOS FERROVIÁRIOS DO RS
Esse poderia ser chamado tranquilamente de ESQUELETO 2, tal o tempo em que ele se encontra deste jeito, inacabado. Praticamente há 50 anos.

Estive ali esta semana conversando com uma pessoa que mora em condições precárias no local há 22 anos. Ele me diz que o prédio era pra ser um hospital da Associação dos Ferroviários do RS, há 50 anos.  Após um período de obras paradas, o imóvel passou para a União, Ministério da Fazenda. Houve uma proposta de transformá-lo em prédio de habitações populares, o que seria uma ótima ideia. Mas enquanto essa ideia não evolui, continua esta cicatriz de tijolos e concreto, em plena Rua Barros Cassal, esquina com Av. Farrapos colaborando para a degradação da região.  Além de ser um esqueleto, há um estacionamento irregular funcionando no local há muitos anos.

Proposta: transformação em habitação popular ou demolição.

Coloco estas questões para discutirmos e podermos imaginar uma cidade  mais organizada e com menos esqueletos espalhados a enfeiá-la.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou muito a favor, mas como o termo política está longe nos dias de hoje seria de muito bom senso transformar esses "esqueletos" em algo de utilidade pública.Fica a sugestão de hospitais, centro cultural entre outros projetos que possa trazer empregos aos que habitam Porto Alegre.

Anônimo disse...

Muito complicado a gestão de imóveis tombados. Estamos ha mais de 2 anos tentando aprovar um projeto e a burocracia é RIDÍCULA.
Mudança no plano diretor, paralização, indefinições...é desanimador para que quer investir na cidade