terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cedecondh vai acionar MP por denúncias de discriminação praticadas contra moradores da Zona Sul

Na foto: Ao microfone, Michael, rep. da Cruzeiro
Foto: Mariana Fontoura/CMPA
Diante das denúncias de que ações discriminatórias estariam ocorrendo contra comunidades da Zona Sul de Porto Alegre, praticadas pelo Comitê Permanente de Moradores do Bairro Cristal, a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre decidiu encaminhar a demanda dos moradores ao Ministério Público. A comissão lembra que ter moradia é um direito humano. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (6/12) com representantes da comunidade.

A principal denúncia de comunidades do Cristal apontam para um movimento discriminatório da parte de moradores de classe média alta contra as populações pobres no Bairro Cristal. Segundo representantes da comissão de moradores, o  "autodenominado Comitê Permanente de Moradores do Bairro Cristal", seria movido por preconceito social e racial e pressiona o prefeito para reassentar as famílias longe do bairro sob a alegação de que as casas pobres desvalorizam os imóveis de alto padrão erguidos na área.

Segundo os moradores, a ameaça de despejo cresce na medida em que os projetos de alargamento da Vila Tronco começam a sair do papel, dentro da programação de melhorias da cidade visando à Copa do Mundo de 2014. A principal reivindicação é manter as famílias na região, uma vez que as casas populares e as casas previstas para assentamento sejam construídas em terrenos da própria Zona Sul, como por exemplo no Jockey Club.

Representantes de associações se moradores de bairros como Glória e Medianeira, assinalaram que também se sentem ameaçados pela especulação imobiliária no entorno da Zona Sul. Participaram da reunião os vereadores, Maria Celeste (PT), Adeli Sell (PT), Toni Proença (PPL), Nilo Santos (PTB),  Luciano Marcantônio (PDT), Mauro Zacher (PDT), Sebastião Melo (PMDB) e Idenir Cecchim (PMDB).

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881), Asscom CMPA

Nenhum comentário: