quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto institui o Programa Respire Bem para crianças

Entrou na última segunda-feira (12/12) em discussão preliminar de pauta projeto de lei do vereador Adeli Sell (PT), o qual institui o Programa Respire Bem, nas creches e escolas do Município de Porto Alegre. O objetivo do vereador é criar um mecanismo regulamentar obrigando a rede municipal de ensino a diagnosticar e prevenir doenças respiratórias e o mau posicionamento dentomaxilar em crianças entre 3 e 8 anos de idade. Em sua exposição de motivos, Adeli explica que essa má formação é conhecida como síndrome do respirador bucal (hábito de respirar pela boca) e afeta significativa parcela da população infantil.

Segundo o vereador, a respiração pela boca constitui-se num grave problema, sendo altamente prejudicial à saúde respiratória, ocasionando sérias consequências à arcada dentária, gerando grandes deformidades posturais, comportamentais e vários outros problemas ao organismo, pois a criança passa a respirar pela boca, não conseguindo aspirar o ar pela via nasal. “A respiração bucal é altamente agressiva aos tecidos linfoides da orofaringe, uma vez que o ar coletado pela boca não é filtrado, não é aquecido nem umedecido, chegando à orofaringe sujo, frio e seco”, argumenta Adeli Sell.

Ele sintetiza assinalando que com o passar do tempo a respiração bucal pode, aos poucos, produzir uma série de alterações graves, como estreitamento do maxilar, gengivite, hipodesenvolvimento da mandíbula, diminuição do espaço para irrupção dentária, lábio superior curto e lábio inferior maior que o superior.

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881), Asscom CMPA

Nenhum comentário: