segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

LEITURAS IMPERDÍVEIS

http://blog.gessinger.com.br/
ESTOU SOB TIROTEIO CERRADO

Não sei por que, mas agora me lembrei daquela piada suja em que o cara pede que acendam a luz de novo, porque naquele bacanal, ele foi vítima umas dez vezes e não conseguiu vitimar ninguém.

Amigos meus, de todos os quadrantes, querem me enquadrar, me patrulham, alegam que estou com frêmitos esquerdistas.

Por que eles agem assim?

Porque eles são pequenos proprietários rurais, e ” se acham”; são pequenos burgueses, tem casa em Atlântida, viajam pras Europas e Bahia de vez em quando, tem alguma reputação e tem medo de perder o que têm.

Então tá, amiguinhos.

Primeiro: quem tem, no RGS, uns 3 mil hectares, é pequeno produtor. Tem uns quatro tratores ( 400 mil), uma colheitadeira ( 800 mil), um caminhão ( 150 mil) , uns 6 empregados, e uma baita dívida no Banco.

E aí: o que é isso perto daquele monte de dinheiro das licitações fraudulentas? Tem medo de perder seus hectarezinhos? Tem medo que, com melhor distribuição de renda, a coisa vai piorar? Você também está no meio daqueles que os sacanas saqueiam!!.Você está longe de ser um cara rico. Acorda, otário!

Você tem casa em Torres ou Atlântida. Grande bosta. Quanto vale essa casa: um milhão? Isso é troco perto do que se esvai pelos cofres públicos. E mais: tu és muito trouxa de imobilizar uma grana dessas para só aproveitar por dois meses ao ano, ouvindo carros de som, barulho dos vizinhos, esgotos a céu aberto e uma administração municipal duvidosa.

Tá. Do que tu tens medo ainda, meu companheiro profissional liberal? Não sacaste que, do jeito que a coisa vai, com esse montão de mulheres parindo 10 filhos cada uma, nas favelas, não vais completar 40 anos e vais morrer num tiroteio ou num assalto? Então: o que é melhor: deixar assim e tu ficares morando numa casa murada, ou num condomínio fechado ( supremo ridículo ) na praia, cagado de medo, ou concordares que é hora de repensar?

Não dá para ser feliz sozinho. Essas diferenças abissais de ganhos não têm explicação. E não te preocupes, mano velho. Primeiro vão deixar o pelego na cerca os graúdos que não explicam suas fortunas. Azar deles. Nós não estamos nessa. Quem acorda cedo merece ganhar mais; quem poupa merece uma vida melhor; quem estuda chega lá.

Mas, para isso, é preciso que na linha de largada estejam todos em pé de igualdade.

Só o acesso ao saber, público e de qualidade, nos salvará.

comentário:”Quanto aos condomínios fechados, nem comento, pois o que eles menos oferecem é segurança de fato, mas deixemos pra lá. Esta caiu do céu. Este texto é saído do fundo da alma de alguém que tem boa condição socioeconômica, é culto e se dá ao trabalhão de pensar de forma racional. Se pugilista diria que pegou um sensacional gancho no queixo. É nocaute certo. Obrigado e parabéns Ruy.” Jorge Loeffler

Adicionar comentário 13 de Dezembro de 2009 às 19:28 Ruy Gessinger

JULIO GARCIA ESCREVE AO BLOG

Fico - mais uma vez - honrado pela citação que fizestes no teu blog, Ruy.

Realmente, o artigo do Frei Betto é muito instigante. Entendo que um dos papéis da blogosfera é fomentar essa discussão que ele propõe, e que não tem espaço na mídia tradicional. Destaco, em particular, estas passagens:

‘O grande desafio ético hoje é como criar instituições capazes de assegurar direitos universais. Isso supõe uma ruptura com a atual visão pós-moderna, neoliberal, de fragmentação do mundo e exacerbação egolátrica, individualista.’ (…) ‘Inútil dar um passo atrás e fixar-se na utopia do controle do Estado como precondição para transformar a sociedade. É preciso, antes, transformar a sociedade através de conquistas dos movimentos sociais, e de gestos e símbolos que acentuem as raízes antipopulares do modelo neoliberal. (…) ‘Não queremos conquistar o mundo, mas torná-lo novo”, proclamam os zapatistas. Hoje, a luta não é de uma classe contra a outra, mas de toda a sociedade contra um modelo perverso que faz da acumulação da riqueza a única razão de viver. A luta é da humanização contra a desumanização, da solidariedade contra a alienação, da vida contra a morte.’ (…) O pólo de referência das esquerdas, em torno do qual prec isam se unir, é somente um: os direitos dos pobres.

Grande abraço e tenha um ótimo domingo

Júlio Garcia

1 comentário às 11:22 Ruy Gessinger

LEITURAS QUE RECOMENDO

* MONSTRUMENTOS, VANGUARDA E AQUELA COISA TODA

De Luis Augusto Fischer, publicado no Caderno de Cultura de ZH de hoje.

Texto longo, é verdade. Mas perquire sobre se ainda há vanguarda e o que não é vanguarda.

* ARTIGO DO FREI BETO

No blog do Júlio Gacia ( jcsgarcia.blogspot.com)

Amigos: peço que não se ressintam comigo porque, vez por outra, faço reflexões que ” tienen olor a izquierdismo”. É o seguinte: do jeito como as coisas estão indo, os escândalos se sucedendo, a criminalidade aumentando, a insegurança grassando, a saúde pública precária, o acesso ao ensino cada vez mais elitizado, temos que repensar os modelos e os sistemas.

Repensar, refletir, questionar. Façamo-lo sem preconceitos.

Não, não quero uma iconoclastia geral. Nem depredações conceituais.

Mas urge que instilemos em nossos filhos um conceito mínimo de ética.

Vai ser melhor para todos. E não vai doer tanto assim.

Nenhum comentário: