quarta-feira, 13 de março de 2013

Elegia para Márcia Santana


"A beleza é a verdade, a verdade a beleza - é tudo/ O que sabeis na terra, e tudo o que deveis saber." - John Keats 

Fui buscar num poema do jovem poeta inglês John Keats, morto aos 24 anos, a frase que simboliza a vida e a trajetória luminosa de Márcia Santana. Naqueles olhos cintilantes da nossa Secretária de Políticas para as Mulheres havia a verdade, a beleza, a ética de uma luta: as mulheres, seus direitos, a busca da igualdade.

E é tudo o que deveis saber, é tudo o que deveis saber na terra, como dizia o poeta. Na busca, o rumo certo. Pode soar estranho, mas pode haver algo mais belo do que a verdade?

Quando da morte de Keats, seu amigo Shelley escreveu a maior Elegia que conheço em tamanho e grandiosidade poética chamada Adonis, o deus da beleza. Não por acaso. A mim do jeito que sei, falo das minhas perdas. Hoje, foi mais uma.

Márcia Santana, 35 anos de uma vida brilhante, me levam neste 13 de março de 2013 ao dia em que ela apareceu ainda jovem e cheia de sonhos na sede do partido para pedir sua filiação. Na última campanha ela me falava "quero ir para as vilas contigo, falar com as nossas mulheres", e lá fomos nós percorrendo os cantos da Zona Sul à Zona Norte.

Assim, era esta deusa: bela e verdadeira.

As mulheres - na sua Semana - perdem seu símbolo maior, mas fica a verdade espalhada por suas palavras e atos, para recriar a cada passo, a cada feito, a virtude, a verdade e a beleza.

Que sobre sua tumba floresçam as margaridas do porvir.

Adeli Sell
Presidente do PT-POA



Nenhum comentário: