quinta-feira, 28 de março de 2013

Melhor cidade do mundo para morar, Melbourne conquista "carbono neutro"


Melbourne foi considerada a melhor cidade do mundo para morar
Foto: dushy.k
Em agosto de 2010, o EcoD noticiou a intenção de Melbourne, uma das maiores cidades da Austrália, de tornar-se livre das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera até 2020, por meio do programa Emissões Zero em 2020, iniciado em 2002. Um passo significativo nesse sentido foi dado recentemente, quando a metrópole australiana, considerada como a melhor do mundo para morar, conquistou o selo "carbono neutro".

O certificado de neutralidade significa que as emissões de CO2 provenientes de suas atividades são devidamente quantificadas, por meio de um inventário de emissões, e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção para neutralizar o que foi emitido. O certificado foi concedido pelo Low Carbon Australia, organismo certificador oficial do governo.

"Já somos uma das cidades com maior qualidade de vida do mundo, agora nosso desafio é garantir que sejamos uma das mais sustentáveis", comentou o conselheiro para questões ambientais Arron Wood. Outras cidades da Austrália já conquistaram o selo, a exemplo de Yarra, também no estado de Vitória, e Sidney.


Os moradores de Melbourne são estimulados
a assumir um estilo de vida mais sustentável 

Foto: F.d.W.
No núcleo de redução de emissões da cidade estão quatro áreas-chave: comércio, residências, transporte público e setor energético. A prefeitura local trabalha com os proprietários de edifícios comerciais e moradores de apartamentos para diminuir seu uso de energia e água, além de melhorar a gestão e reciclagem de resíduos.

Além disso, a cidade também está ajudando as empresas a melhorar a eficiência energética dos seus edifícios. Não para aí. Os moradores de Melbourne são estimulados a assumir um estilo de vida mais sustentável por meio da expansão da rede de ciclovias e incentivo ao uso de transporte público.

Nenhum comentário: