segunda-feira, 25 de março de 2013

REFORMA POLÍTICA: PT abre a campanha nacional de assinaturas no Brique da Redenção

Presidente municipal Adeli Sell aderiu à campanha 

Os presidentes do PT estadual e municipal, Raul Pont e Adeli Sell, respectivamente, foram os primeiros a subscrever o abaixo assinado que vai embasar projeto de iniciativa popular pela reforma política no Brasil. Campanha neste sentido foi lançada na manhã deste domingo (24), no Brique da Redenção, em Porto Alegre. Também assinaram o documento o deputado estadual Adão Villlaverde (PT), além do presidente estadual do PMDB, Edson Brum, e do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, também do PMDB.

Representantes do Partido Verde também levaram apoio à iniciativa. Os deputados da bancada petista na Assembleia Legislativa levarão o documento às suas bases para coletar assinaturas para o projeto. Para assinar o documento e participar da campanha é necessário portar o título de eleitor.

O PT defende a imediata reforma do sistema, por entender ser inadiável a necessidade de corrigir históricas distorções e garantir maior participação da sociedade na vida nacional. Essa medida também está em sintonia com as profundas transformações sociais e econômicas que o país viveu na última década.

O abaixo-assinado para projeto de lei de iniciativa popular liderado pelo PT possui os seguintes objetivos:

1 – Financiamento público exclusivo de campanha, a fim de combater a corrupção, evitar a influência do poder econômico e baratear as eleições;

2 – Voto em lista preordenada para os parlamentares, para assegurar participação paritária das mulheres na vida pública e para comprometer os mandatos parlamentares com os projetos debatidos e escolhidos pelos eleitores;

3 – Convocação de uma Constituinte exclusiva, para reformar o conjunto do sistema político-eleitoral.

Por Denise Ritter

Nenhum comentário: