segunda-feira, 22 de junho de 2009

VIADUTO OTÁVIO ROCHA

Aprovada a Semana do Viaduto Otávio Rocha
Os vereadores de Porto Alegre aprovaram, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (22/6), o projeto de lei de Adeli Sell (PT) que cria a Semana Municipal do Viaduto Otávio Rocha, a ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de dezembro. A Semana passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Em sua Exposição de Motivos, Adeli lembra que o Viaduto Otávio Rocha, mais conhecido como Viaduto da Borges, é o mais antigo de Porto Alegre. Sua origem começa em 1914, quando o primeiro Plano Diretor da cidade previu a abertura de uma rua para ligar as zonas leste, sul e central, até então isoladas pelo chamado morrinho. Em 1926, o intendente Otávio Rocha, com apoio do então presidente do Estado, Borges de Medeiros, decidiu executar as obras, que exigiu a construção de um viaduto para restabelecer a continuidade da Rua Duque de Caxias.

O vereador recorda que o Viaduto abriga 24 lojas comerciais de produtos e serviços, como lancherias, artesanatos, fotocópias, sapateiro, ourives, relojoeiros, lotérica, barbearia, artigos religiosos, fotográficos e discos. Conta ainda com cinco lojas de entidades representativas: Associação das Creches de Porto Alegre, Casa do Poeta Rio-Grandense, Associação dos Escritores Independentes, Associação de Moradores e Etiqueta Popular.

"A Semana Municipal do Viaduto Otávio Rocha irá contribuir para a sensibilização e a conscientização da conservação do patrimônio histórico e cultural, a revitalização, a humanização e a divulgação dos encantos do Viaduto Otávio Rocha", diz Adeli. O mês de dezembro, de acordo com o vereador, foi escolhido pela Associação Representativa Cultural dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha (Arccov).

Claudete Barcellos (reg. prof, 6481)

Nenhum comentário: