quarta-feira, 24 de junho de 2009

Homenagem à Associação Chico Lisboa

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa recebe o Troféu Câmara Municipal dia 3 de julho próximo, sexta-feira. A homenagem foi proposta em 2008 pela então vereadora Margarete Moraes e está sendo encaminhada pelo vereador Adeli Sell, também do PT. A cerimônia será às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255).
A Chico Lisboa foi fundada em 1938, e seu objetivo sempre foi de integrar artistas plásticos, sistema de arte e comunidade. Ao longo de seus 70 anos de existência participou de muitos momentos políticos, como a luta contra o Estado Novo, pela Anistia e pelas constituintes em 1946 e 1988, manifestando-se pela liberdade de expressão sempre que esta foi reprimida, estando presente em importantes episódios da história de nosso país.
A Associação foi presidida por grandes nomes das artes plásticas do RS, como Carlos Scliar, Guido Mondim, Xico Stockinger, Vasco Prado, Zorávia Bettiol, Riopardense de Macedo e Carlos Alberto Petrucci, entre outros. Entre 1938 e 1964, a Chico Lisboa promoveu 14 Salões de Arte, sete Salões Câmara Municipal e três Feiras de Gravuras. Devido ao cerceamento das liberdades democráticas, em 1964 a associação entrou em recesso. Em 1979, retomou suas atividades, voltando a promover Salões, Feiras, e aglutinando artistas, historiadores, produtores, professores e alunos de arte. Atualmente a Chico é presidida pelo artista plástico André Venzon.

Nenhum comentário: