terça-feira, 17 de abril de 2012

Vereadores da Cuthab recebem questionamentos sobre obras na Avenida Anita Garibaldi

Análise da efeitividade e impacto ambiental da obra que será realizada na Av. Anita Garibaldi. 
Foto: Jonathan Heckler
A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre esteve reunida na manhã de hoje (17/4) com moradores e representantes do Movimento dos Comerciantes da Rua Anita Garibaldi (Amobela) para tratar das obras da passagem de nível prevista para a esquina da Dom Pedro II e Anita Garibaldi. No encontro, o conjunto de vereadores que compõem a comissão recebeu um documento contendo vários questionamentos técnicos e econômicos em relação à obra. De acordo com o Executivo, em torno de 19 famílias serão desapropriadas para viabilização do projeto.

As perguntas são direcionadas a Smov, Smam, EPTC, SPM e Legislativo Municipal. Dentre as dúvidas, a mais preocupante para os moradores é saber que obra será feita para compensar o trânsito que será proibido à esquerda na Avenida Carlos Gomes, de acordo com a proposta. “Essa área é muito sensível, de interesse ambiental, por isso achamos que não comporta uma obra deste porte”, ressaltou o representante da Amobela, Osório Vieira Júnior.

Árvores
A Smam foi questionada em relação às árvores das alamedas do entorno que deverão sofrer impacto ambiental com o projeto. “Como ficarão as alamedas com os desvios dos ônibus e canteiros de obras”, perguntaram os moradores. André Carús, da Smam, informou que a secretaria recebeu na semana passada o projeto para estudo do impacto ambiental. “Ainda está em estudo, mas com certeza levaremos em conta os argumentos e interesses da comunidade”, prometeu.

Já Mauro Gomes de Moura, também da Smam, informou que para início da execução do projeto são necessárias duas licenças. “Uma é a prévia, que avalia os impactos da obra, e a outra, a de instalação que diz que somente começarão os trabalhos depois que todas as questões referentes à desapropriação estejam resolvidas.”

O presidente da Cuthab, vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), acolheu o documento dos moradores e prometeu que vai encaminhá-lo ao Executivo. “Nós ainda estamos tomando conhecimento do projeto, mas podemos marcar uma reunião com o prefeito José Fortunati para esclarecermos as dúvidas”, disse o vereador. No final ficou acertado que a Cuthab ficará encarregada de marcar a agenda com o prefeito e, logo após, comunicar a comunidade.

Os vereadores Adeli Sell (PT), Alceu Brasinha (PTB), Dr. Humberto Goulart (PTB) e Elias Vidal (PPS) acompanharam a reunião.

Leia matéria do Jornal do Comércio publicada na edição desta quarta-feira sobre o assunto:


Regina Andrade (reg. prof. 8423), Asscom CMPA

Nenhum comentário: