A prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), inicia nesta segunda-feira, 2, as obras para mais um novo espaço para os ciclistas na Capital: a ciclofaixa da avenida Icaraí. Ao todo, ela terá 1,7 km de extensão, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-centro, localizada ao lado direito da via, junto ao meio-fio e segregada por tachões. O asfalto será pintado na cor vermelha e receberá sinalização horizontal específica para quem utiliza a bicicleta para deslocamentos.
O coordenador dos projetos de mobilidade da EPTC, arquiteto Régulo Ferrari, salienta que o projeto é a primeira ciclofaixa implantada em uma via arterial da cidade. A experiência deverá receber aperfeiçoamentos para ser implantada em outras ruas da cidade. “Realizamos diversos estudos e buscamos as melhores alternativas de segurança para a circulação dos ciclistas”.
Mesmo com a implantação da ciclofaixa, o número de faixas para os veículos automotores seguirá o mesmo, assim como as vagas para estacionamento ao longo da avenida. Em alguns trechos, onde há permissão de embarque e desembarque, carga e descarga ou pontos de parada de ônibus, serão criados recuos viários, onde os ciclistas deverão aguardar as ações dos condutores na ciclofaixa.
Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o projeto da ciclofaixa da Icaraí foi elaborado para realizar a integração com a ciclovia da Diário de Notícias e, futuramente, com a da avenida Tronco, criando uma rede de ciclovias. “Porto Alegre abraçou a cultura da bicicleta. A cidade e a prefeitura estão dedicadas em transformar a bicicleta numa alternativa de transporte. Os debates prosseguem e nós estamos trabalhando para implantar, a cada dia, novas ciclovias e ciclofaixas”, afirmou.
Dicas e orientações para motoristas, pedestres e ciclistas que circularão nas imediações e na ciclofaixa da Icaraí
• A ciclofaixa será junto ao meio-fio. Nos locais onde é permitido o estacionamento, este será demarcado à esquerda da ciclofaixa.
• Haverá sinalização específica para paradas de ônibus, locais de embarque e desembarque e de carga e descarga
• Nos cruzamentos, a preferência é do ciclista.O motorista que desejar converter à direita deve ter consciência de que a velocidade do ciclista é superior à do pedestre, devendo redobrar a atenção.
• O ciclista deve trafegar apenas na mão correta, usando no sentido centro-bairro a pista contrária ou a ciclovia da Diário de Notícias.
• Nos cruzamentos o semáforo deve ser respeitado. A preferência é do pedestre onde não há semáforo.
• Nos semáforos onde há conversão à direita, quando o sinal abrir, os ciclistas têm a preferência, por isso os motoristas que pretendem fazer a conversão devem aguardar que todos os ciclistas passem.
• Será criado um “box” para o ciclista aguardar a abertura do sinal à frente dos automóveis.
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