quinta-feira, 21 de maio de 2009

SOS BICHO EM POA

Caros amigos e ativistas da defesa do direito animal:

O Movimento SOSBICHO, através de sua presidente Rosana Vicente Gnipper e de Laelia Tonhozi - membro, estiveram em Porto Alegre esta semana para participarem do curso Bioética em debate: os animais, na PUC/RS, que trouxe excelentes debatedores do tema "uso de animais em pesquisas e estudos", entre eles o filósofo Carlos Naconecy e o biólogo Thales Tréz, defendendo a não utilização e o Professor Dr. Diogo Souza, pesquisador na área, na defesa do uso de animais. Debate acalorado, necessário e produtivo.
Também se discutiu sobre os Comites de Ética, onde o Movimento SOSBICHO relatou sua experiência na PUC/PR e da dificuldade da representação das entidades defensoras dos direitos dos animais exercerem um voto de peso nas decisões.

Compuseram a agenda dos membros do SOSBICHO:

Visita ao vice-Prefeito de Porto Alegre José Fortunati, simpatizante da causa da defesa e proteção aos animais, no objetivo de relatar aos companheiros gaúchos nossa experiência na aprovação de leis, tanto no âmbito de nosso município, como no âmbito do Estado do Paraná, tais como as leis que proíbem a locação de cães para guarda. Nossa contribuição recebeu calorosa recepção e o compromisso de gestão da defesa da causa.
Audiência com o vereador Adelli Sell, defensor da causas a favor dos animais, ocupando a presidência da Câmara dos Veradores de POA na ocasião. Também se tratou de projeto de lei que proíbe a locação de cães no Município, que aguarda os subsídios do Movimento SOSBICHO para fortalecer projeto de lei já existente.
Reunião com chefia de gabinete e assessoria jurídica do Deputado Estadual Miki Breier, autor da lei estadual que proibe a utilização de animais em circos no Rio Grande do Sul. Também se tratou de projeto de lei estadual que proíbe a locação de cães para guarda e o compromisso do deputado, em contato pessoal no dia seguinte, de defender lei neste teor. Movimento SOSBICHO está comprometido com o subsídio de informações.
Participação em sessão da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do RS, onde se aprovou o Projeto de Lei 154/2008, de autoria do deputado Carlos Gomes, que "Dispõe sobre o controle da reprodução de cães e gatos de rua no Estado do Rio Grande do Sul", e que traz, sobretudo, um dispositivo ético fundamental, pois veda o extermínio de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres.
Reunião com assessor da deputada federal Maria do Rosário, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, para tratar do projeto de lei federal 7291/2006 que visa a proibição da utilização de animais em circos em todo o território nacional e da votação que se realizou nesta quarta-feira, dia 20 de maio.
Contamos com o acompanhamento da combativa companheira ativista Débora que representa o movimento Protetores Voluntários. Também nos acompanharam em algumas ações companheiras da ONG Bichoterapia, do Movimento Riograndense de Proteção Animais e protetores ativistas presentes na audiência da Assembléia Legislativa.
Voltamos enriquecidas de nossa viagem com a certeza de que estes contatos são fundamentais para a construção de uma sociedade mais respeitadora de todas as espécies e de que é com cidadania que se muda valores éticos que refletem nossas ações.

Laelia Tonhozi
Movimento SOSBICHO
Curitiba

Nenhum comentário: