terça-feira, 12 de maio de 2009

Navios abandonados ainda sem solução




O vereador Adeli Sell participou de palestra com o Conselho de Cidadãos de Porto Alegre, ontem, dia 11 de maio, na Câmara dos Vereadores. O tema abordado foi a revitalização do Centro da Cidade, especialmente do Cais do Porto.
Mais uma vez, a tônica das cobranças foi a situação em que se encontram os navios fantasmas, que ameaçam ir ao fundo no cais de Porto Alegre. Adeli relatou que em fevereiro deste ano enviou um Pedido de Informações à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Superintendência de Portos e Hidrovias e Marinha, solicitando solução para os vários navios, ancorados há anos no Cais do Porto e em avançado estágio de deterioração. Mas, até hoje, não houve resposta de nenhum dos órgãos.
Conforme se temia, há alguns dias, um dos navios, de bandeira paraguaia, se soltou das amarras e por muito pouco não foi a pique ou causou um acidente de proporções incalculáveis ao invadir o canal de navegação. Com seus cascos carcomidos e porões parcialmente inundados, os barcos representam ameaça à saúde pública devido à proliferação de insetos e roedores, e risco iminente de afundar, o que transformaria sua retirada em operação extremamente cara e dificultosa.
Para Adeli, “em uma cidade que pretende ser um centro turístico e pensa em fazer do seu porto espaço de cultura e lazer, não é aceitável que os órgãos públicos responsáveis sigam fingindo não ver a ameaça permanente que tais navios significam e a imagem negativa que transmitem àqueles que visitam Porto Alegre”.

Nenhum comentário: